Avepark. Discoveries Centre lança concurso de ideias em medicina regenerativa

  • Publicado em Atualidade

O «The Discoveries Centre» da Universidade do Minho tem abertas até esta quinta-feira, 5 de setembro, as candidaturas à primeira edição do seu Concurso de Ideias de Negócio, em www.tecminho.uminho.pt/discoveriesctr. 

A iniciativa, financiada pelo projeto Northern Discoveries – Setting the Sails, no âmbito do programa Norte2020, visa premiar as três ideias de negócio mais inovadoras em medicina regenerativa e de precisão e que tenham elevado potencial de mercado, atribuindo um total de 10 mil euros.

O concurso destina-se a investigadores/empreendedores europeus com projetos empresariais nas áreas científicas da prevenção e tratamento de doenças músculo-esqueléticas, neuro-degenerativas e cardiovasculares, baseados em conhecimento intensivo e propriedade intelectual própria, que procurem ser reconhecidos com o prémio e apoiados através de consultoria. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição, sendo depois avaliados por um júri, que terá em conta critérios como a novidade, a oportunidade de negócio, o potencial de mercado e a equipa do projeto. Os vencedores deverão ser conhecidos no Discoveries Forum on Translational Science, que decorre de 25 a 27 de setembro, no Porto.

O megacentro europeu de excelência “The Discoveries Centre” vai nascer junto ao edifício do Grupo 3B’s da UMinho, no AvePark, em Guimarães, tendo extensões no Porto, Aveiro, Lisboa e um campus de suporte no University College of London, no Reino Unido. O projeto é liderado por Rui L. Reis, vice-reitor da UMinho e diretor do Grupo 3B's. Deverá ter um efeito estruturante na ciência portuguesa, traduzido em métodos inovadores aplicados na prevenção e no tratamento de doenças músculo-esqueléticas, neuro-degenerativas e cardiovasculares, com uma abordagem para cada paciente. O Centro conta com 15 milhões de euros da Comissão Europeia, além de fundos adicionais, nomeadamente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte. Mais detalhes em thediscoveriesctr.eu e Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..