Nova escola de Caldas das Taipas inaugurada é uma referência para o país

  • Publicado em Sociedade

O Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, inaugurou a nova EB de Caldas das Taipas, no âmbito do programa das comemorações do "24 de Junho – Dia Um de Portugal". O edifício foi construído de raiz e é definido como uma "escola comunitária" aberta à população. A cerimónia de inauguração contou com a presença de um grande número de pessoas da comunidade local, em sinal de reconhecimento pela importância desta nova estrutura que serve de apoio à região norte do concelho. 

"Temos uma escola nova, que foi trabalhada com professores, associação de pais, Juntas de freguesia da área geográfica deste agrupamento e foi muito difícil fazer entender este projeto, mas hoje estamos todos de acordo que este foi o investimento que deveríamos ter feito. Tenho a certeza que o caminho está nesta visão de uma cidade educadora na base da sua escola", salientou Domingos Bragança no discurso de inauguração do edifício.

O Presidente da Câmara de Guimarães realçou a "visão do conhecimento numa escola inclusiva e aberta, com condições materiais, para desenvolveremos com toda a comunidade a melhor formação para os nossos alunos. A escola de hoje é uma escola comunitária e, por isso, fomos dizendo que a nossa visão para Guimarães é uma comunidade educadora e disponível para aquisição do conhecimento", sublinhou Domingos Bragança. O autarca lembrou a "persistência" na concretização desta obra e acredita que "será uma referência no país, na Europa e até no Mundo", justificando a "prioridade ao investimento na educação". 

Esta inauguração contou ainda com a presença do Delegado Regional da Educação do Norte, João Gonçalves, que destacou a "evolução positiva" de Guimarães na criação de estruturas para a educação. Segundo João Gonçalves, "Guimarães é um concelho que tem um conjunto de estruturas na educação que permite adivinhar um futuro com dignidade" e apontou o "grande investimento feito pela autarquia", a par do Fundo Social Europeu e ainda do Ministério da Educação.

O diretor do Agrupamento de Escolas das Taipas, Mário Rodrigues, sublinhou a criação de "condições necessárias para uma escola de referência e capaz de responder às demandas educativas" para "fazer face aos desafios do presente e futuro". Vincou ainda o apoio do presidente da Câmara Municipal de Guimarães e agradeceu a colaboração dos professores, alunos, pais e Juntas de Freguesia da região na fase de transição para o novo edifício.

O Presidente da Junta de Freguesia de Caldelas, Luís Soares, mencionou o facto de contar com "uma escola nova e não remendada" atribuindo esse desiderato "à persistência de Domingos Bragança". O autarca sublinhou ainda que "a comunidade taipense está feliz, satisfeita e agradecida à Câmara por esta aposta".

Esta inauguração decorreu no âmbito das comemorações dos 891 anos da Batalha de São Mamede, que se assinala neste dia 24 de junho.