Jovens de Guimarães apresentam estratégias para o Desenvolvimento Sustentável do Planeta

  • Publicado em Sociedade

Oito Agrupamentos de Escolas de Guimarães participam na terceira e última sessão parlamentar da 4ª edição do Eco Parlamento, uma das atividades âncora do programa ambiental PEGADAS, organizado pela Câmara Municipal de Guimarães e Laboratório da Paisagem.

A sessão está agendada para esta segunda-feira, 20 de maio, com início às 14h00, no Auditório da Universidade do Minho, onde os 32 alunos constituídos por quatro elementos do 1.º, 2.º e 3.º ciclo do ensino básico dos oito agrupamentos de escolas de Guimarães apresentam os últimos argumentos e soluções na defesa dos trabalhos desenvolvidos perante os desafios ambientais identificados ao longo do ano letivo. A sessão contará com as presenças das Vereadoras da Educação Adelina Pinto, e do Ambiente, Sofia Ferreira.

O Eco Parlamento tem como objetivo garantir que os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo que participam ativa e democraticamente. As crianças e os jovens, por sua vez, são centrais neste apelo global de participação. A operacionalização do projeto é coordenada pelo investigador em Geografia do Laboratório da Paisagem, Ricardo Nogueira Martins.

Relembre-se ainda que nesta 4ª edição a iniciativa conta com o apoio do Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC) na disponibilização de material promocional estando contemplada também uma intervenção de agrado e motivação para os jovens por parte representante do Secretariado das Nações Unidas em Portugal, António Ferrari.

A debate, participam no Eco Parlamento os seguintes Agrupamentos de Escolas:
Agrupamento de Escolas Arq. Mário Cardoso
Agrupamento de Escolas do Vale de S. Torcato
Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques
Agrupamento de Escolas Fernando Távora
Agrupamento de Escolas Santos Simões
Agrupamento de Escolas Virgínia Moura
Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar
Agrupamento de Escolas de Abação