Coesão territorial do concelho reforçada com intervenções em várias freguesias

  • Publicado em Sociedade
Comemorações dos 890 anos da Batalha de S. Mamede

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, procedeu à inauguração de algumas obras executadas no âmbito da conclusão da “Requalificação e Beneficiação de Arruamentos da Rede Viária Municipal”, que contemplou intervenções em 31 arruamentos em 16 freguesias do concelho de Guimarães, assinalando o início das comemorações do 24 de junho – Dia Um de Portugal.

Para registar algumas destas intervenções foram inauguradas no sábado a requalificação e beneficiação da rua dos Moinhos, rua Prof. Félix Fernandes Marques, rua Ouvinho Favelhos e rua Boavista, na União de Freguesias de Briteiros S. Salvador e Briteiros Stª Leocádia. Em Gominhães e Selho S. Lourenço foi inaugurada a intervenção na rua da Estrada Nova e na freguesia de Pinheiro a requalificação e intervenção na rua do Montinho/rua Bairro do Sol.

À margem das obras de “Requalificação e Beneficiação de Arruamentos da Rede Viária Municipal”, foi inaugurado ainda o Horto da Brigada Verde de Ponte.

Em Caldas das Taipas, a comunidade escolar aplaudiu a abertura da Biblioteca da EB1 da Charneca. Da parte da tarde, foi inaugurada ainda a reabilitação do Albergue e Capela de S. Crispim e S. Crispiniano com o presidente da Câmara Municipal a considerar “um marco na história de Guimarães”, com mais 700 anos no apoio à população mais desfavorecida.

O dia de sábado terminou com a inauguração da requalificação e 1ª fase do alargamento do Cemitério de Pevidém, uma obra “necessária e bem conseguida”, com destaque para a ilustração na zona frontal de um painel de azulejos, pelo artista Manuel Ferreira.

Já no domingo foi inaugurada a requalificação e beneficiação da Estrada Municipal 575, em Conde/Gandarela, na rua de S. Tiago, em Candoso Santiago/Mascotelos, bem como o reperfilamento da rua de Francos e o acesso à Universidade do Minho.