Hospital de Guimarães recebe profissionais de saúde da Guiné-Bissau

  • Publicado em Sociedade
Estágio com a duração de 3 meses

Dois médicos e uma enfermeira da Guiné-Bissau estão a realizar um estágio no Hospital de Guimarães para aquisição de mais competências no tratamento de doentes. Ao abrigo do programa «Estágios de curta duração destinados a profissionais de saúde dos PALOP e Timor Leste», da Fundação Calouste Gulbenkian.

Estes profissionais de saúde vieram para Portugal adquirir conhecimentos, durante 3 meses, sobre cuidados de saúde que ainda não são prestados no seu país de origem. Um dos médicos, Quintino Badam, está no processo de assimilação de conhecimentos no Serviço de Anestesiologia e o outro, Vasco Na Dum, conjuntamente com a Enfermeira Alexandrina Moura, está a estagiar no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital.

Recorde-se a este propósito que o Hospital tem já um histórico de colaboração, em termos de saúde, com a República da Guiné Bissau. Tendo as autoridades deste país realizado já uma cerimónia de reconhecimento a alguns profissionais envolvidos nas missões de cooperação e solidariedade, bem como ao próprio Hospital, em dezembro passado.