Constituída a Associação de Jovens Empresários de Guimarães

  • Publicado em Sociedade
Associação conta já com 28 associados

A Associação de Jovens Empresários de Guimarães (AJEG) acaba de ser criada com o objetivo de apoiar os jovens empresários do concelho de Guimarães e promover ações na área da formação avançada, informação, apoio técnico e, no geral, na representação dos interesses dos empresários de Guimarães. Esta associação visa igualmente a identificação e estabelecimento de meios e instrumentos que permitam o acesso à função do desenvolvimento da atividade empresarial, bem como à sua internacionalização.

A constituição desta associação, que conta já com 28 associados, e entre eles as mais prestigiadas empresas vimaranenses (sendo estes considerados fundadores), tem por finalidade estabelecer o apoio direto a novos empresários, tendo em linha de conta a capacidade de empreendedorismo revelada na classe mais jovem no concelho de Guimarães.

A AJEG constitui-se por tempo indeterminado e dela fazem parte todos os indivíduos maiores, que não tenham completado 41 anos e que sejam administradores, gerentes ou gestores de empresa individual ou coletiva de qualquer dos setores de atividade económica, bem como profissionais liberais.

Primeiros órgãos sociais

A Direção da AJEG foi eleita por maioria de votos em assembleia geral, que teve lugar no Instituto de Design da Universidade do Minho, no passado dia 11 de fevereiro, para um mandato bienal, sendo composta por Lurdes Fernandes (Presidente), Ricardo Machado (1º vice-Presidente), Miguel Oliveira (2º vice-Presidente), Sérgio Araújo (Secretário), José Óscar Nogueira (Tesoureiro), José Lourenço (1º Vogal), por Pedro Neves (2º Vogal) e Filipa Bragança e Daniela Marques (1ª e 2ª Substitutas).

A Assembleia Geral é composta por Vasco Pizarro (Presidente), Rui Castro (1º Secretário) e André Ferreira (2º Secretário), sendo o Conselho Fiscal constituído por Rui Rodrigues (Presidente), Renato Piairo (1º Vogal) e Daniel Guimarães (2º Vogal).

Neste biénio, competirá à AJEG a instalação da Associação numa sede correspondente à dimensão do seu projeto, a angariação de novos associados e a defesa dos interesses dos jovens empresários vimaranenses através da sua aproximação, do networking e do apoio à iniciativa privada, promovendo a formação profissional dos seus membros e a integração no meio empresarial.

É também objetivo principal fomentar o intercâmbio de experiências e a troca de informações, dinamizando novos projetos e relações comerciais e promovendo a ação dos jovens empresários vimaranenses no mercado internacional, criando uma força dialogante junto dos organismos oficiais, governamentais, económicos, sociais e culturais, congregando em seu torno grupos ou organizações formais ou informais, com objetivos semelhantes, de modo a incrementar e orientar a sua atividade.