79 eleitores com voto antecipado em Guimarães nas Eleições Legislativas 2015

  • Publicado em Sociedade
Impossibilitados de se deslocarem domingo à assembleia de voto

Um total de 79 eleitores inscritos nos cadernos eleitorais das freguesias do concelho de Guimarães já exerceu o seu direito de voto nas Eleições Legislativas 2015, por não poderem participar no ato eleitoral agendado para o próximo domingo, 04 de outubro. Trata-se de um direito consignado por lei a todos os eleitores que, entre 14 e 29 de setembro, justificaram a impossibilidade de se deslocar à assembleia de voto.

Dos 79 eleitores que requereram o voto antecipado em Guimarães, 33 são reclusos não privados de direitos políticos que se encontram recenseados no concelho e 2 são estudantes, a residirem temporariamente em Coimbra e em Faro. Do conjunto dos restantes 43 eleitores, 8 são profissionais do Vitória Sport Clube, que votaram esta terça-feira, último dia para a votação antecipada, uma vez que no domingo se encontram em Lisboa para disputar a 7ª jornada da Liga de Futebol, diante do Sporting Clube de Portugal.

Incluem-se neste grupo os jogadores de futebol, equipas técnicas e árbitros, além de militares, forças de segurança, bombeiros e elementos da Proteção Civil. A medida engloba ainda trabalhadores marítimos, aeronáuticos, ferroviários e rodoviários, que se encontrem deslocados no dia 4 de outubro.

Acompanhados do cartão, certidão ou ficha de eleitor, bem como do respetivo documento de identificação, os eleitores que requereram o voto antecipado, devido a incompatibilidades com a sua atividade profissional, por se encontrarem detidos em estabelecimentos prisionais ou a estudar em estabelecimentos de ensino fora do distrito, tiveram de apresentar um documento comprovativo do impedimento, emitido pelo superior hierárquico ou entidade patronal.