Livro sobre gestão municipal apresentado no Cybercentro

  • Publicado em Sociedade

O livro intitulado "Governância Municipal" vai ser apresentado esta sexta-feira, no Cybercafé do Cybercentro de Guimarães. A publicação sintetiza um estudo académico promovido por Arnaldo RIbeiro. Na sua obra, é analisada a relação entre autarquias e munícipes. A sessão de apresentação principia às 18:30 horas.

O livro “Governância Municipal – Cidadania e Governação nas Câmaras Municipais Portuguesas” vai ser apresentado esta sexta-feira, pelas 18:30 horas, no Cybercentro de Guimarães.

Trata-se de um estudo de investigação, apresentado na Universidade do Minho, da autoria de Arnaldo Ribeiro e que agora é editado pelo CER – Centro de Estudos Regionais, numa obra de 240 páginas, que retoma o essencial da Tese de Mestrado em Administração Pública. Em entrevista à GMRtv, o autor explica o teor da obra.
 
 
O livro trata do tema da governação municipal, analisada nas suas diversas acepções, sobretudo enquadrado na ciência da administração, avançando uma reflexão teórica e prática sobre a participação dos cidadãos nos assuntos públicos e sobre o novo paradigma da Governância, tema que se introduz nesta obra de forma inovadora e preconizada pela OCDE.
 
Na sua publicação, Arnaldo Ribeiro analisa a administração municipal e o processo de tomada de decisão, através de uma relação das formas organizacionais diversas e os seus desempenhos na associação dos cidadãos a este nível.