Freguesia de Gonça venceu os Jogos da Comunidade 2019

  • Publicado em Lazer

A freguesia de Gonça venceu os Jogos da Comunidade 2019, sucedendo a Atães (2013), Aldão (2014 e 2018), Ponte (2015), Gonça (2017) e Serzedelo (2016) que venceram as edições anteriores do evento que dinamiza o desporto nas freguesias do concelho.

Inspirada nos conhecidos "Jogos Sem Fronteiras" e este ano subordinada ao tema "20 anos – Tempo Livre", a iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Guimarães e Tempo Livre reuniu um total de 26 equipas, com mais de meio milhar de participantes, e apresentou algumas muitas novidades, entre elas a participação de instituições/associações de foro corporativo que aceitaram o desafio de praticar desporto de forma lúdica e bastante divertida.

Gonça obteve a melhor pontuação nas finais disputadas no passado sábado, repetindo pela segunda vez a vitória nestes Jogos da Comunidade, seguindo-se Serzedelo (2.º lugar), Costa (3.º lugar), Gondar (4.º lugar) e São Torcato (5.º lugar). O Prémio de Fair Play foi atribuído à Academia de Patinagem de Guimarães, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança.

Os Jogos da Comunidade surgiram em 2013, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto, consistindo numa competição salutar entre equipas representantes de Juntas de Freguesia de Guimarães. Com uma forte componente lúdica e recreativa, os Jogos da Comunidade apelam à condição física dos participantes, mas essencialmente ao espírito de grupo e de entreajuda. De 2013 para cá, os Jogos da Comunidade conseguiram envolver um número bastante significativo de participantes, reforçando a mensagem relativa à importância da prática desportiva e da manutenção de um estilo de vida saudável.