«Fest'in Folk Corredoura» com casa cheia durante três dias no Campo de São Mamede

  • Publicado em Lazer
Evento organizado pelo Grupo Folclórico da Corredoura

A partilha de conhecimento da cultura e tradições esteve presente em mais uma edição do Fest'in Folk Corredoura, evento que se afirma de ano para ano no concelho de Guimarães. Ao longo dos últimos dias, entre sexta-feira e domingo, o Campo de S. Mamede transformou-se numa arena multicultural, servindo de palco para as atuações de vários grupos de folclore nacionais e também internacionais, numa organização do Grupo Folclórico da Corredoura com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães.

O evento chegou ao fim no passado domingo, 12 de agosto, com a Gala Internacional e ainda a atuação da orquestra internacional – composta por elementos de todos os grupos convidados ­- que prestou uma homenagem ao antigo guitarrista dos Xutos & Pontapés, Zé Pedro.

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, marcou presença na Gala Internacional e enalteceu o "esforço e trabalho desenvolvido pela direção do Grupo Folclórico da Corredoura em produzir um festival que se transforma na divulgação da cultura e tradição de Guimarães, mas também permite a partilha com outros povos e outras culturas. Assim, todos levam um pouco daquilo que é Guimarães", constatou Domingos Bragança.

O Fest'in Folk Corredoura contou com a participação dos grupos internacionais The Song and Dance Ensemble (Polónia), KRAKUS (Argentina), Compañia Internacional 'Desde el Alma' (Colômbia) e Grupo Cultural "Netos de Bandim" (Guiné Bissau), para além dos grupos nacionais GF Casa do Povo de Gaula (Madeira), Rancho Paroquial de Guifões (Matosinhos), Rancho Folclórico e Etnográfico de Ponte da Barca, Rancho Folclórico Sociedade Recreativa de Cabeça Veada e Grupo Folclórico da Corredoura.

Este evento contemplou várias iniciativas em paralelo, numa abertura total à comunidade, como foram as atuações em Lares de Idosos do Concelho, desfile e atuações pelas ruas da cidade de Guimarães e também uma exposição de trajos que esteve patente nos claustros do Município de Guimarães.