Guimarães apresenta exemplo de sucesso na Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola

  • Publicado em Educação
60 os alunos integrados neste projeto

As Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) visam uma articulação eficaz entre os agrupamentos de escola, os encarregados de educação, as federações desportivas e seus agentes e os municípios, entre outros interessados, tendo por objetivo conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas do ensino secundário.

Em Guimarães são 60 os alunos integrados neste projeto, com destaque para a parceria pioneira estabelecida com um clube desportivo, o Vitória Sport Clube, e ainda o Município de Guimarães, Escola Secundária Martins Sarmento e Agrupamento de Escolas Prof. João de Meira.

Na quarta-feira decorreu uma videoconferência nacional com as 16 escolas UAARE a nível nacional, que contemplam mais de 400 alunos neste projeto. O 'streaming' para a zona norte decorreu a partir da sala de estudo do Vitória SC, com as presenças da vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, do vice-presidente do Vitória SC, Pedro Coelho Lima, do diretor da delegação regional do Norte do IPDJ, Vítor Dias, da Diretora da Escola Secundária Martins Sarmento, Ana Maria Silva e ainda o embaixador do projeto, o futebolista Tarantini.

Adelina Pinto destacou "uma história de sucesso" nesta aposta, com "excelentes resultados" ao nível dos alunos que integram a UAARE em Guimarães. "O projeto visa fomentar a possibilidade de os jovens serem excelentes na sua prática desportiva e na vertente da educação, sem terem de fazer opções. Proporcionamos aos jovens com ritmos diferenciados, por via da exigência da sua dedicação ao desporto, possam continuar os seus estudos e com excelente aproveitamento. Os resultados são muito positivos e temos de potenciar essa excelência por forma a realizarem as atividades em paralelo. Por outro lado, é uma forma de inclusão na medida em que estamos a garantir que todos os jovens tenham acesso à escola de forma diferenciada e esta é uma forma de diferenciação para os atletas de alto rendimento", salientou a vice-presidente e Vereadora da Educação da Câmara de Guimarães.

Esta videoconferência contou ainda com a intervenção do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo. "Hoje as carreiras duais são uma realidade, sendo possível através deste projeto criar as condições necessárias para estes jovens serem bons desportistas e simultaneamente bons estudantes", referiu o governante. O responsável nacional pelas UAARE, Victor Pardal, perspetiva o crescimento deste projeto e nesse sentido apresentou os embaixadores Tarantini (futebolista), Inês Henrique (atletismo) e Nuno Delgado (judo).