Guimarães apresenta exemplo de sucesso na Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola
- Publicado em Educação

As Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) visam uma articulação eficaz entre os agrupamentos de escola, os encarregados de educação, as federações desportivas e seus agentes e os municípios, entre outros interessados, tendo por objetivo conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas do ensino secundário.
Em Guimarães são 60 os alunos integrados neste projeto, com destaque para a parceria pioneira estabelecida com um clube desportivo, o Vitória Sport Clube, e ainda o Município de Guimarães, Escola Secundária Martins Sarmento e Agrupamento de Escolas Prof. João de Meira.
Na quarta-feira decorreu uma videoconferência nacional com as 16 escolas UAARE a nível nacional, que contemplam mais de 400 alunos neste projeto. O 'streaming' para a zona norte decorreu a partir da sala de estudo do Vitória SC, com as presenças da vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, do vice-presidente do Vitória SC, Pedro Coelho Lima, do diretor da delegação regional do Norte do IPDJ, Vítor Dias, da Diretora da Escola Secundária Martins Sarmento, Ana Maria Silva e ainda o embaixador do projeto, o futebolista Tarantini.
Adelina Pinto destacou "uma história de sucesso" nesta aposta, com "excelentes resultados" ao nível dos alunos que integram a UAARE em Guimarães. "O projeto visa fomentar a possibilidade de os jovens serem excelentes na sua prática desportiva e na vertente da educação, sem terem de fazer opções. Proporcionamos aos jovens com ritmos diferenciados, por via da exigência da sua dedicação ao desporto, possam continuar os seus estudos e com excelente aproveitamento. Os resultados são muito positivos e temos de potenciar essa excelência por forma a realizarem as atividades em paralelo. Por outro lado, é uma forma de inclusão na medida em que estamos a garantir que todos os jovens tenham acesso à escola de forma diferenciada e esta é uma forma de diferenciação para os atletas de alto rendimento", salientou a vice-presidente e Vereadora da Educação da Câmara de Guimarães.
Esta videoconferência contou ainda com a intervenção do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo. "Hoje as carreiras duais são uma realidade, sendo possível através deste projeto criar as condições necessárias para estes jovens serem bons desportistas e simultaneamente bons estudantes", referiu o governante. O responsável nacional pelas UAARE, Victor Pardal, perspetiva o crescimento deste projeto e nesse sentido apresentou os embaixadores Tarantini (futebolista), Inês Henrique (atletismo) e Nuno Delgado (judo).