Academia de Patinagem de Guimarães sagrou-se campeã regional de Cadetes e Infantis

  • Publicado em Desporto
Prova decorreu em Viana do Castelo

A Academia de Patinagem de Guimarães sagrou-se campeã regional nos escalões de Cadetes e Infantis, no Campeonato Regional de Patinagem Livre 2016, que decorreu em Viana do Castelo. A formação vimaranense fez-se representar por 14 atletas, 4 infantis, 2 iniciados, 7 cadetes e 1 juvenil.

As provas tiveram início com os cadetes, destacando-se o 2º e 3º lugares alcançados pelas atletas Ana Luís Cardoso e Teresa Machado, respetivamente. Neste escalão participaram ainda as atletas Ana Miguel Fernandes (4º lugar), Anita Pereira (6º lugar), Francisca Fernandes (7º lugar), Marta Cardoso (10º lugar) e Ana Carolina Pereira (11º lugar). Neste escalão a academia vimaranense garantiu o título de campeã regional, bem como o apuramento de 5 atletas para o Campeonato Nacional de Patinagem Livre, a decorrer no fim de semana de 9 e 10 de julho, em Tavira. A estas cinco atletas junta-se a juvenil Mariana Fernandes, classificada em 4º lugar.

No escalão de Infantis participaram 4 atletas de Guimarães, com destaque para o título de campeã regional para Bárbara Mendes, que já havia sido campeã de benjamins em 2015. Ainda no pódio, 3º lugar, Clara Vilaça, seguindo-se Maria Rita Fernandes (4º lugar) e Francisca Oliveira (6º lugar). Estas atletas asseguraram a revalidação do título de campeã regional para a APG e classificaram-se para o Campeonato Nacional, a realizar no fim de semana de 25 e 26 de junho, em Braga.

Posteriormente foi a vez das atletas iniciadas prestarem provas, com a participação de Bárbara Salgado (9º lugar) e Leonor Pereira (15º lugar).

A Academia de Patinagem de Guimarães foi o primeiro clube do Minho, em 2015, a garantir o apuramento de três atletas benjamins para o campeonato nacional, seguindo-se o apuramento de 2 infantis e 4 iniciados, num total de 9 atletas. Em 2016 esse número aumentou para 13 atletas, tendo já em maio garantido a revalidação do título de campeão nacional de benjamins, pelo atleta Alexandre Mendes.