Câmara apoia clubes de Guimarães para investimento na formação e instalações desportivas

  • Publicado em Desporto
780 mil euros distribuídos por meia centena de instituições na época 2015/16

A Câmara Municipal de Guimarães atribuiu a mais de meia centena de clubes e associações desportivas do concelho, respeitante à época 2015/2016, um total de 780 mil euros, 580 mil de apoios municipais a clubes e instituições desportivas, ao qual se somam os 200 mil euros já cabimentados, relacionados com contratos-programa anteriores para relvados sintéticos.

41 clubes receberam subsídios do Município para a promoção da formação desportiva, enquanto 11 viram aprovados apoios para a construção e requalificação de instalações desportivas. GRCD Candoso Santiago e União Desportiva de Airão receberam um subsídio de 200 mil euros destinado à construção de relvados sintéticos, através da celebração de um contrato-programa que implica a disponibilização de uma verba anual de 50 mil euros durante quatro anos.

Além disso, os incentivos respeitantes à formação passam igualmente pela necessidade premente de requalificação das instalações desportivas do ACD Ases Santa Eufémia, FC Prazins e Corvite e União Desportiva de Polvoreira, a quem foram atribuídos 25 mil euros, cada. A Casa do Povo de Fermentões e o CART recebem 12.500 euros, enquanto à União Desportiva Torcatense foram atribuídos 10 mil euros. ACDR Nespereira e Grupo Desportivo de Selho, ambos com uma verba individual de 7.500 euros, e o Centro Social Paroquial de Candoso - S. Martinho, com 5 mil euros, também recebem apoios pela forte dinâmica formativa e um número muito expressivo de atletas atualmente em competição.

No ano passado, foram celebrados contratos-programa para a construção de quatro relvados sintéticos, designadamente com o Clube Desportivo de Ponte, Grupo Desportivo de Serzedelo, GCD Águias Negras de Tabuadelo e Grupo Recreativo e Cultural de Aldão, no qual se aprovou a atribuição de um apoio no valor de 200 mil euros a serem pagos em quatro anos. «Em Guimarães, o desporto tem instalações com uma dimensão acima da média, quer em quantidade, quer em qualidade», afirmou Domingos Bragança, Presidente do Município, na cerimónia de assinatura dos acordos.

Na sessão pública, que decorreu na sala de reuniões da Plataforma das Artes e da Criatividade, o responsável pela Câmara Municipal de Guimarães enalteceu o desempenho das instituições desportivas. «Muito se deve ao vosso trabalho! Nós apoiamos projetos que vocês apresentam e, por nos merecerem confiança, investimos na sua execução! Temos um território com pessoas excecionalmente dinâmicas, a quem presto o meu reconhecimento. Estamos num patamar elevado, queremos mantê-lo, mas também melhorar essa exigência», completou Domingos Bragança, referindo-se à construção da Academia de Ginástica e à primeira fase da Ecovia.