Free Trail Running Erdal/Guimarães Mais Verde promove património de Atães e Rendufe

  • Publicado em Desporto
Evento tem início às 09 horas

A União de Freguesias Atães/Rendufe e a Erdal promovem este domingo, 20 de setembro, o Free Trail Running Erdal/Guimarães Mais Verde, numa iniciativa em parceria com a Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020 e enquadrada na Semana Europeia da Mobilidade.

A corrida, que terá início no Campo de Jogos de Atães, às 09 horas, pretende promover o contacto com a natureza e explorar o património histórico, cultural e religioso das duas freguesias. Os percursos desenvolvidos, de 12km e 17km, “permitirão o contacto com calçadas romanas, fontanários, igrejas, capelas” referiu Óscar Lopes, Director Executivo da Erdal - Escola de Referência Desportiva de Ar Livre.

Este evento está integrado no conjunto de ações preparatórias da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia, procurando sensibilizar as pessoas para as questões da mobilidade sustentável. Neste âmbito, conforme revelou Isabel Loureiro, Coordenadora Executiva da Candidatura de Guimarães a CEV, “a Câmara Municipal de Guimarães disponibilizará transporte gratuito entre o Largo da Mumadona e a freguesia de Atães”.

Segundo a organização, são esperados cerca de 300 participantes, numa prova que, realça Óscar Lopes, “não tem qualquer custo” para quem quiser juntar-se a este trail. As inscrições para o trail podem ser feitas no site da organização, em www.erdal.pt.

À margem da prova desportiva, o evento terá igualmente um cariz solidário, a favor da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães. No local de partida estará montada uma banquinha alusiva à associação, onde os participantes poderão contribuir com algum donativo, que posteriormente será entregue à APCG.

[ Artigo originalmente publicado no dia 07.09.2015 e atualizado este domingo, 20.09.2015 ]