Bienal de Ilustração de Guimarães promove Ciclo de Palestras dedicado à ilustração

  • Publicado em Cultura

A BIG - Bienal de Ilustração de Guimarães irá promover no contexto da sua programação um Ciclo de Palestras dedicadas à ilustração e destinadas ao público em geral, alunos do ensino secundário e universitário e artistas interessados sob o tema "A Teia da Ilustração". Estas palestras têm a curadoria de Tiago Manuel, artista plástico.

As três palestras terão lugar no Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), com a seguinte calendarização:

25 outubro | 10h30

Correr por gosto não cansa, por Pedro Moura

Questões de colaboração entre texto e imagem na ilustração literária.

Uma conversa em torno de alguns princípios de como o trabalho de ilustração, quando em diálogo com textos de cariz literário, procuram formas de complementaridade que, a um só tempo, tornam clara e oferecem um desvio. A conversa versará sobre o momento contemporâneo da criação em Portugal, falando-se de atitudes, escolhas editoriais e abordando exemplos concretos como casos de estudo analítico.

02 novembro | 15h00

Ilustração ou não?, por António Gonçalves

Eventualmente a questão, ilustração ou não? será sempre uma fronteira a definir, mas o facto de esta se levantar leva à reflexão e análise do que se pode entender por ilustração. A definição mais simples e que pode surgir da forma mais primária, é a da relação que as imagens vão estabelecer com um texto ou palavras, ou o que um texto pode suscitar para que a partir dele se possam criar imagens. No entanto nem todas as imagens que se colocam junto de textos estarão a funcionar ou ocupar um lugar de ilustrar o texto, nem as leituras que deram origem a imagens nos permitem afirmar que de ilustração se trata. Esta análise coloca-se com as obras patentes na exposição ILUSTRAÇÃO OU NÃO?. Obras de Cruzeiro Seixas que foram preparadas para o livro Titânia de Mário Cesariny, resultantes de um pedido do Mário para que os desenhos pudessem integrar este livro.

06 dezembro | 10h30

Estórias, as minhas e d'outros, entre desenhos e palavras, por Isabel Baraona

Apresentação de um conjunto de desenhos e edições de Isabel Baraona, a prática artística e o exercício quotidiano da curiosidade.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia disponível em: https://big.guimaraes.pt.

A BIG é uma iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães, a decorrer de 12 de outubro a 31 de dezembro, com o objetivo de dignificar o papel dos ilustradores no desenvolvimento cultural, no campo da edição, livros, revistas, jornais, cartazes, suportes clássicos de comunicação de massas e no domínio das novas tecnologias, aliado à referência de Guimarães, como território de reconhecido interesse nacional e internacional, no movimento de fomento de massa critica e na criação na área da ilustração.