Prémio Carreira BIG 2019 atribuído ao artista multifacetado Jorge Silva

  • Publicado em Cultura

O Prémio Carreira BIG será atribuído ao artista multifacetado Jorge Silva.  O artista terá uma exposição dos seus trabalhos mais representativos - AS SETE VIDAS DO SENHOR SILVA no CIAJG - Centro Internacional das Artes José de Guimarães, com inauguração a 12 de outubro pelas 11h00, que estará patente até ao dia 31 de dezembro de 2019.

Jorge Silva é um homem dos jornais e com eles ganhou, entre 2000 e 2004, 40 prémios da americana SND, Society for News Design, pelo seu trabalho como designer e diretor de arte n'O Independente e no Público. Paixão de uma vida inteira, a ilustração editorial, que aprendeu no trotsquista Combate ao longo dos anos 80 e 90, tem-lhe trazido muitas alegrias, prémios, curadorias, e um blog, o Almanaque Silva, onde escreve histórias bizarras sobre a ilustração portuguesa. Inventou em 2003 uma sardinha que se tornou ao longo dos anos a genuína imagem de Lisboa, cidade onde nasceu há 61 anos. Com o ateliê silvadesigners, fundado em 2001, tem contribuído para a criação e desenvolvimento de marcas culturais da vida lisboeta. Coleciona compulsivamente ilustração, em todos os suportes possíveis, de livros a carteiras de fósforo, e tornou-se freguês assíduo das leiloeiras, onde arrebata por pequenas fortunas grandes tesouros da história da ilustração portuguesa. É membro da AGI, Alliance Graphique Internationale, desde 2012.

A BIG - Bienal de Ilustração de Guimarães é uma iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães, com o objetivo de dignificar o papel dos ilustradores no desenvolvimento cultural, no campo da edição, livros, revistas, jornais, cartazes, suportes clássicos de comunicação de massas e no domínio das novas tecnologias, aliado à referência de Guimarães, como território de reconhecido interesse nacional e internacional, no movimento de fomento de massa critica e na criação na área da ilustração.

Em 2019, a Bienal de Ilustração de Guimarães terá a sua segunda edição, de 12 de outubro a 31 de dezembro e para além do Prémio Carreira BIG promove outras ações, a destacar: Prémio Nacional BIG; A Teia da Ilustração - Ciclo de Palestras dedicadas à ilustração e o Prémio Especial BIG Ensino, destinado aos alunos de Artes Visuais do 12º ano das Escolas Secundárias do Concelho de Guimarães e aos alunos Ensino Superior que frequentem cursos de licenciatura e mestrado em Escolas de Guimarães, bem como oriundos do Concelho de Guimarães, e tem como objetivo promover a importância do papel da ilustração como ferramenta de descoberta e conhecimento junto da população do ensino secundário e superior do concelho de Guimarães.