Festival Guimarães Clássico apresenta cinco concertos com ilustres convidados

  • Publicado em Cultura
Entre os dias 19 e 24 de agosto

Guimarães acolhe a primeira edição do «Festival Guimarães Clássico», entre os dias 19 e 24 de agosto,  com um programa que regista a participação de ilustres convidados, entre concertinos da Royal Opera House e da Deutsche Opera de Berlim.

O concerto de abertura está agendado para segunda-feira, 19 de agosto, às 21h30, na Basílica de S. Pedro com o Quarteto de Cordas Al-Pari (Polónia). Segue-se no dia 21 de agosto, quarta-feira, o Concerto "Souvenir de Florence", às 18h00, no Santuário da Penha, com o Quarto de Cordas de Guimarães e convidados (Tomasz Tomaszewski, Emanuel Salvador, Emilia Goch Salvador, Alicja Guściora, Filipe Quaresma e Elżbieta Rychwalska).

Na quinta-feira, 22 de agosto, a Sala da Duquesa do Paço dos Duques de Bragança acolhe o concerto "Guimarães Academia", pelas 16h00. Na sexta-feira, 23 de agosto, está programado o concerto "Tchaikovsky-Tchaikovsky", na Igreja da Nossa Senhora da Oliveira, às 21h30.

O concerto final, no sábado, 24 de agosto, às 21h30, "Viva Vivaldi" conta com os artistas Vasko Vassilev (solo) e a Orquestra do Festival Guimarães Clássico.

O Festival Guimarães Clássico é um projeto conjunto do Quarteto de Cordas de Guimarães e da Câmara Municipal. O festival tem o intuito de promover a música de câmara, tendo como base os membros do Quarteto de Cordas de Guimarães e ilustres que durante uma semana partilham o palco e as salas de aula com talentosos jovens músicos vindos tanto de Portugal como do estrangeiro.

Assim, e durante uma semana, Guimarães torna-se numa plataforma onde a música de câmara é partilhada pelos artistas e alunos com o público em geral através de uma oferta muito variada de concertos em diferentes pontos da cidade.