Encontro Intergeracional juntou crianças e avós em torno da temática da “Memória” (vídeo)

  • Publicado em Concelho
No Multiusos de Guimarães

Os alunos do 1º ciclo das escolas pertencentes aos Agrupamentos Francisco de Holanda e Santos Simões, juntamente com os seus avós, reuniram-se no Multiusos de Guimarães no âmbito de uma iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de Azurém, através do projeto Oficina das Letras, dirigida por Liliana Ribeiro aos alunos do 1º ciclo das escolas dos agrupamentos de Azurém.

A sessão contou com as presenças do Presidente da Câmara, Domingos Bragança, das vereadoras Adelina Pinto e Paula Oliveira e do Presidente da Junta de Freguesia de Azurém, Castro Antunes. O objetivo foi sensibilizar a comunidade escolar e os seus familiares para a importância da transmissão oral na imortalização das tradições e costumes, bem como das histórias que reforçam os vínculos afetivos entre as diversas gerações da família.

Na abertura da sessão, Domingos Bragança, Presidente da Câmara, disse existirem “muitas histórias de vida por contar e para contar, de avós e bisavós para netos e bisnetos”. Para o Presidente da Câmara, passar de geração em geração os costumes de antanho, o seu dia-a-dia, ou os seus valores é uma forma de fortalecimento dos vínculos emocionais entre os mais velhos e os mais novos da família, bem como uma forma de adquirir saber. Para Domingos Bragança, a passagem de histórias de geração em geração, para além de fortalecer a memória, e combater algumas doenças que atingem o domínio da mente, é também uma forma de preparar os jovens para um futuro que não prescinda do passado como referência. Referindo-se à iniciativa da Ação Social da Câmara Municipal, Domingos Bragança disse serem estes projetos sociais essenciais na ligação entre gerações.

O programa da iniciativa levou ao Multiusos de Guimarães a cantora Isaura, vencedora do Festival RTP da Canção em 2018, que apresentou o seu projeto pedagógico “Memória”, um misto de histórias, canções, teatro e atividades, que serviu para juntar várias gerações em torno da temática da memória e da transmissão oral. Para além das intervenções de Isaura, subiram à plateia avós e netos para atividades que tiveram como matéria-prima a memória.

 

[ Formato Sapo.pt ]

 

[ Formato YouTube.com ]