Guimarães é o concelho com maior número de Espaços do Cidadão em Portugal (vídeo)

  • Publicado em Concelho
Guimarães conta já 19 Espaços

O Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro, e o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, o Espaço do Cidadão, na Junta de Freguesia de Urgezes. E desta forma, Guimarães passou a ser o concelho com o maior número de Espaços do Cidadão em Portugal, 19 no total.

O Presidente da Câmara de Guimarães falou da importância deste serviço “pela proximidade com a população”, destacando “a resolução de problemas e projetos relacionados com a prestação do serviço público”. Domingos Bragança mostrou-se agradado com a abertura do Espaço em Urgezes, como resposta às necessidades da população. “Nos tempos de hoje existem meios informáticos para resolver questões relacionadas com a Segurança Social, Conservatórios e outros serviços públicos, sem necessidade de deslocação porque estamos ligados em rede através destes Espaços do Cidadão”, referiu o edil de Guimarães.

O Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa destacou que “Guimarães está de parabéns” ao anunciar que o concelho tem o maior número de Espaços do Cidadão em Portugal, num total de 526 espalhados pelo país. Só em Guimarães estão centrados 19 Espaços, em várias freguesias, numa “alteração de paradigma” como evocou o Governante, ao salientar que “a prestação de serviço público acaba por estar mais preocupada com o cidadão e com as empresas”.

Em representação da Junta de Freguesia de Urgezes, Miguel Oliveira fez questão de salientar que este novo espaço “presta um conjunto de serviços à população da freguesia e não só, pois estamos abertos a todo o concelho”. O presidente da Junta explicou ainda que os serviços prestados ainda não são definitivos, na medida em que está previsto um aumento gradual.

No concelho, a este Espaço na freguesia de Urgezes, juntam-se o Espaço de Cidadão de Guimarães (Câmara Municipal), Lordelo, Brito, Caldelas, Candoso S. Martinho, Moreira de Cónegos, Nespereira, Polvoreira, Ponte, Ronfe, S. Torcato, Selho S. Cristovão, Selho S. Jorge, Serzedelo, UF de Abação e Gémeos, UF Airão St.ª Maria, Airão S. João e Vermil, UF Briteiros S. Salvador e Briteiros Stª Leocádia e UF Souto Stª Maria, Souto S. Salvador Gondomar.

A cerimónia contou com ainda com a presença das crianças do Centro Escolar de Urgezes, no âmbito das Festas das Nicolinas. Em Urgezes, o Espaço do Cidadão estará aberto de segunda a sexta-feira, das 14:00 às 20h00.

 

[ Formato Sapo.pt ]

 

[ Formato YouTube.com ]