«Guimarães, Cidade Natal» liga território, património e os Vimaranenses (vídeo)

  • Publicado em Concelho
A partir de 1 de dezembro

"Guimarães, Cidade Natal" pretende ser um conceito que abranja o Património e o Território, com especial enfoque na cidade, durante este período festivo, proporcionando momentos de convívio e celebração entre os Vimaranenses e aqueles que visitam Guimarães.

As celebrações tem início no dia 1 de dezembro, pelas 17:30 horas. Momento em que se procede à abertura do Mercado de Natal com um espetáculo de som e luz na inauguração Árvore de Natal, no Largo do Toural.

No Mercado de Natal, entre os dias 1 e 31 de dezembro, abre-se espaço para os mais jovens através de atividades para o público juvenil, com teatro, fantoches e marionetas, além da presença de um Comboio Infantil. A Música conquista o seu espaço com concertos protagonizados pelo Conservatório de Guimarães, Grupo Coral Infantil e Juvenil de Pevidém, Luca Argel e Mathilda. Nas várias Igrejas da Cidade decorrerão ainda os tradicionais Concertos de Natal.

Nas celebrações do património material e classificado do Centro Histórico, que comemora o seu 17º aniversário de registo na lista da UNESCO, no Ano Europeu do Património Cultural, destacam-se várias atividades entre os dias 13 e 14 de dezembro, desde a entrega dos trabalhos elaborados pelas escolas no âmbito do projeto "A minha turma adota um monumento", a inauguração da intervenção urbana "As Paragens onde o Tempo Habita", a apresentação do Estudo Antropológico das Festas Nicolinas e ainda a vertente do desporto com a Corrida do Património, agendada para o dia 13 de dezembro, às 21h00.

Na passagem de ano, o Largo da Oliveira e Praça de Santiago tornam-se palcos de referência com a atuação de "The Amazing Mapping Colletion e Música eletrónica. Na Plataforma das Artes e da Criatividade abre-se o espaço para o público mais jovem, com Galgo, Throes and the Shine e Xinobi.

Mais do que um evento, "Guimarães, Cidade Natal" pretende ser um conceito que abranja o Património Vimaranense e toda a vida do Concelho.

 

[ Formato Sapo.pt ]

 

[ Formato YouTube.com ]