D. Jorge Ortiga presidiu bênção e sagração do Santuário de S. Torcato (vídeo)

  • Publicado em Concelho

O Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, presidiu à cerimónia da bênção e sagração do Santuário de S. Torcato, 190 anos depois da colocação da primeira pedra.

O primeiro santuário começou a ser construído em 1825, com um projeto do arquiteto vimaranense Luiz Ignácio Barros Lima, sendo que apenas ficou finalizada a capela-mor onde, a 4 de julho de 1852, foi exposto o corpo de São Torcato e que, mais tarde, acabaria por ser demolida.

Em 1868, o santuário conheceu um outro projeto, de um arquiteto alemão, que foi posto em prática pelo arquiteto Marques da Silva, no qual se misturam elementos de âmbito gótico, românico, renascença e neoclássico. Apesar de inaugurado em 1946, este templo não chegou a ser concluído, ficando por executar a capela-mor, as capelas laterais e a cúpula do transepto. As obras recomeçaram em 1982 até à sua conclusão, em 2015.

Novais de Carvalho, Juiz da Irmandade de S. Torcato mostrou-se muito satisfeito com a conclusão deste ciclo, referindo que “este projeto só foi possível com o envolvimento de todos”.

 

[ Formato Sapo.pt ]

{sapo}uvzN0fRWz7dIeZUwp51j{/sapo}


[ Formato YouTube.com ]