Beneficiação da VIM na área geográfica de Guimarães começa esta 4ª feira

  • Publicado em Concelho
Investimento superior a 2 milhões de euros

A Câmara Municipal de Guimarães inicia esta quarta-feira, 19 de agosto, as obras de requalificação na Via InterMunicipal (VIM) no percurso rodoviário respeitante ao seu concelho. A intervenção no pavimento, cujo prazo de execução é de 150 dias, abrange áreas geográficas relativas aos territórios das vilas de Lordelo e Serzedelo e da freguesia de Guardizela, numa extensão total de 5,7 quilómetros.

Com um valor de 2 milhões e 360 mil euros, as obras de requalificação da VIM têm como objetivo aumentar a segurança rodoviária aos automobilistas que diariamente utilizam aquela movimentada via. O âmbito da intervenção contempla, também, a colocação de separadores centrais que vão eliminar o risco de colisões frontais. A reabilitação do pavimento, em consequência das características das misturas betuminosas que serão adotadas, terá igualmente como função diminuir o ruído na circulação automóvel e aumentar o conforto dos utilizadores da VIM.

«O perfil da estrada terá um aspeto urbano, com balizadores e marcas refletoras, passeios para os peões, requalificação da rede de iluminação pública com a colocação de novos sistemas nas novas rotundas e cruzamentos a reformular, na sequência da elaboração de um estudo que foi efetuado para uma melhor regulação do tráfego», refere o Presidente do Município de Guimarães, informando que decorrerá, ainda, uma reformulação dos órgãos de drenagem de toda a via, entre os quais, aquedutos, valetas e sarjetas.

Domingos Bragança elege como principais objetivos «reduzir a sinistralidade, devolver a segurança e criar condições para diminuir drasticamente a possibilidade de acidente» no troço de estrada da VIM referente a Guimarães. Os trabalhos promovidos pela Câmara Municipal vão contemplar, também, o processo de fresagem, técnica de restauração que possibilita a remoção controlada de uma ou mais camadas do pavimento, de modo a permitir a colocação de uma superfície anti-fissuras e duas camadas estruturais.

[ Artigo originalmente publicado no dia 18.08.2015 e atualizado esta quinta-feira, 19.08.2015 ]