Romaria Grande de S. Torcato termina este domingo (vídeo)

  • Publicado em Concelho
Hoje realiza-se a solene procissão

A Romaria Grande de S. Torcato, em homenagem ao milagroso santo que dá nome à vila é uma das festividades que mais pessoas atrai a S. Torcato termina este domingo. Crentes acorrem à Fonte do Santo conhecida por ter poderes milagrosos ou medicinais.

O ponto alto desta romaria, organizada pela Irmandade de S. Torcato, acontece este domingo, dia 5, onde se realiza a solene procissão com saída dos carros alegóricos.

Reza a lenda que as pessoas da terra que, "após martirizado, o corpo do bispo Torcato foi encontrado nesta vila num local onde depois foi erguida a capela da Fonte do Santo". Trata-se do Santuário feito em granito, onde está depositado o corpo incorrupto de S. Torcato.

A romaria arrancou na sexta-feira com salva de morteiros e repiques festivos pelo carrilhão de S. Torcato. Momentos que se repetem nos dias seguintes.

O programa inclui ainda a celebração de missas, espetáculos musicais e pirotécnicos, entre outros momentos festivos. De referir que a RTP 1 transmitiu no sábado, em direto, o programa «Aqui Portugal» a partir da vila.

[ Formato Sapo.pt ]

[ Formato YouTube.com ]

[ Artigo originalmente publicado no dia 03.07.2015 e actualizado este domingo, 05.07.2015 ]