85º aniversário de abertura do Arquivo Municipal assinalado entre 14 e 18 de outubro

  • Publicado em Atualidade
De 14 a 18 de outubro

O Arquivo Municipal Alfredo Pimenta tem programadas várias iniciativas de 14 a 18 de outubro, no âmbito das comemorações do 85º aniversário de abertura ao público.

Na segunda-feira, 14 de outubro, decorre a "Oficina Sénior" sobre o tema "A Casa de Navarros de Andrade e a sua História... contada pelo Padre Golias". A atividade será dinamizada pelo contador de histórias Rui Ramos, com duas sessões (10h00 e 14h30).

Na semana de 14 a 18 de outubro decorrerá ainda um programa de visitas orientadas ao espaço físico e documental do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, com marcação obrigatória para grupos desde cinco pessoas (mínimo) a 25 pessoas (máximo). Estas visitas permitem uma experiência educativa, estimulam o conhecimento e a sensibilização para a conservação, proteção e valorização do património arquivístico e histórico.

Na sexta-feira, 18 de outubro, decorre a apresentação do Boletim de Trabalhos Históricos 2019. O programa da sessão incluirá a apresentação dos artigos pelos respetivos autores: "Indústria Têxtil de Guimarães: do sistema antigo ao advento das máquinas (contributos para uma exposição temática)", por Paula Ramos Nogueira; "Memórias do trabalho e das migrações na indústria têxtil (anos 1960-70). O caso da Companhia de Fiação e Tecidos de Guimarães", por Mariana Rei; "O armigerado Domingos José Cardoso de Macedo (1733-1796): A linha varonil e das armas de 1770", por Luís Miguel Pulido Garcia Cardoso de Menezes.

As atividades são gratuitas e as inscrições/marcações devem ser feitas através dos contactos: e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou telefone: 253 421 246.