«Fest’InFolk Corredoura – O Mundo Dança em Guimarães» decorre até 11 de agosto

  • Publicado em Atualidade

O Grupo Folclórico da Corredoura assente na cultura e tradição, e imbuído de um espírito de contemporaneidade e inovação, irá levar a cabo durante sete dias consecutivos o «Fest’InFolk Corredoura – O Mundo Dança em Guimarães». O evento decorre entre esta segunda-feira e o próximo domingo, 5 e 11 de agosto, e contempla espetáculos, paradas e desfiles diversificados em diferentes espaços da cidade de Guimarães e da vila de São Torcato.

O Fest’InFolk Corredoura procura promover o conhecimento da cultura e tradições portuguesas de raiz popular permitindo, também, aos vimaranenses e a todos aqueles que nos visitam, o contacto com tradições de outras nacionalidades. Mais, propõe um programa diferenciado, inovador e contemporâneo que cruza folclore, tempos e culturas, permitindo ao público vivenciar e sentir diferentes povos, numa linguagem comum, própria da música e da dança.

Para além das já habituais três Galas de Folclore no Campo de S. Mamede, o programa do inclui: este ano uma Gala no Largo do Toural em pleno coração da cidade de Guimarães; atuações dos grupos internacionais em Lares de terceira idade do Concelho; desfile e parada dos grupos folclóricos pelas ruas da cidade de Guimarães, onde os vimaranenses e aqueles que nos visitam poderão contactar e interagir com outras culturas; workshops de danças tradicionais com os bailarinos e músicos dos diferentes países, nas praças históricas da cidade de Guimarães; e a constituição de uma Orquestra Multicultural com músicos dos diferentes grupos presentes no festival, que irá atuar nas Galas realizadas no Campo de S. Mamede; a Passarela de Trajos Internacionais; e a Exposição de Trajos “A Viagem do Linho”, presente nos Claustros na Câmara Municipal Guimarães.

O Fest’InFolk Corredoura contará com a participação dos seguintes grupos internacionais: Ballet National du Benin - Benin, das Filipinas - PhilCAS de BC, da Espanha - A Associação Folclórica Guantejina – Tenerife, da Republica Checa -  Grupo de canções e danças Bača The Walachian e da Sérvia - Folklore Ensemble Elektroporcelan; bem como com a participação dos seguintes grupos nacionais: Rancho Folclórico da A.C.R.P. de Wetzikon – pertencente a uma comunidade Portuguesa emigrante na Suíça; Grupo de Danças e Cantares Regionais do Orfeão da Feira – Vila da Feira; Grupo Regional de Moreira da Maia - Maia; Rancho Folclórico da Ribeira de Santarém – Santarém e o Grupo Folclórico da Corredoura – Guimarães. 

Programa do Fest’InFolk Corredoura

Entre 5 e 9 de agosto de 2019 - Residências artísticas com os grupos de folclore do Benin, Filipinas, Espanha, República Checa e Sérvia - que resultará na constituição de uma Orquestra conjunta e na criação de um espetáculo musical intercultural.

No dia 6 de Agosto de 2019 – Inauguração da Exposição de Trajos “A Viagem do Linho” nos Claustros do Município de Guimarães - a exposição decorrerá até ao dia 9 de Agosto.

No dia 6 de agosto de 2019 - Gala “O Mundo Dança em Guimarães” - Largo do Toural, pelas 21.30h

No dia 8 de agosto de 2019 - Atuações dos Grupos Internacionais em Lares de Idosos do Concelho de Guimarães, a partir das 17h.

No dia 8 de agosto de 2019 - Workshop de dança – “Dança Comigo”, realizado pelos Grupos Internacionais, destinado aos transeuntes, a realizar no centro histórico de Guimarães, pelas 21.30h.

No dia 9 de agosto de 2019 –  “Desfile da Nações” pelas ruas do centro histórico, a partir das 17h.

No dia 9 de agosto de 2019 – Abertura da Feira de Artesanato, no Campo de S. Mamede, pelas 21h00.

No dia 9 de agosto de 2019 – Gala das Nações, no Campo de S. Mamede, pelas 21h30.

No dia 9 de agosto de 2019 – Apresentação da Passerelle e da Orquestra Internacional do Fest’InFolk Corredoura, no Campo de S. Mamede, pelas 21h30.

No dia 10 de agosto de 2019 – Gala de Folclore Nacional do Fest’InFolk Corredoura, no campo de S. Mamede, pelas 21h30.

No dia 11 de agosto de 2019 – Celebração religiosa Ecuménica com a participação dos Grupos Internacionais e do Grupo Folclórico da Corredoura, no Santuário de S. Torcato, em S. Torcato, pelas 10h30.

No dia 11 de agosto de 2019 – Gala “Ritmos do Mundo”, no campo de S. Mamede, pelas 21h30, com a participação da atuação da Orquestra Internacional do Fest’InFolk Corredoura