Exposição de fotografia da Muralha patente até esta segunda-feira no Paço dos Duques de Bragança

  • Publicado em Atualidade
«Das Casas, Lugares e Tradições»

A exposição fotográfica «Das Casas, Lugares e Tradições» está patente até esta segunda-feira, 16 de setembro, no Paço dos Duques de Bragança (Sala da Duquesa). 

A mostra da Muralha - Associação de Guimarães para a Defesa do Património integrou o programa das Festas da Cidade e Gualterianas 2019. A entrada é livre.

A Colecção de Fotografia da Muralha, maioritariamente composta por imagens da primeira metade do século XX, constitui-se como um notável património comum que continua a ser estudado e utilizado pela comunidade a que pertencemos. A par disso vêm-se digitalizando outras coleções e incorporando imagens que têm a ver com iniciativas próprias da associação.

Entendeu a direção da Muralha ser igualmente importante registar o presente e criar um acervo contemporâneo de fotografia. Esta exposição mostra o resultado inicial dessa vontade. Pretende-se assim alargar a Colecção de Fotografia da Muralha, deixando para o futuro as possibilidades que as imagens de Domingos Alves Machado nos legaram, mas também o de alertar para o nosso património comum: o que existe e o que se vai perdendo, reforçando assim, esperamos, o necessidade de preservação desse mesmo património.

Para o arranque do projeto foram selecionados três temas: a Festa das Cruzes em Serzedelo, a Fábrica do Castanheiro e a Casa do Costeado. A fotografia destes temas é de Miguel Oliveira, um fotógrafo que conhece bem e tem trabalhado com a CFM.