Campeões e medalhados da Academia de Patinagem de Guimarães recebidos na Câmara Municipal

  • Publicado em Atualidade

Os 27 patinadores da Academia de Patinagem que alcançaram títulos de relevo nacional e internacional foram homenageados no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães. Na cerimónia estiveram presentes Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Costa, Vereador do Desporto, Albano Fernandes e Maria Antónia Magalhães, da Academia de Patinagem de Guimarães, Filipe Ferreira, do Comité de Patinagem Artística do Minho, e Carla Rego, vice-presidente da Associação de Patinagem do Minho. No início da cerimónia, cada um dos patinadores recebeu, das mãos do Presidente da Câmara, Domingos Bragança, um troféu que assinala os feitos conseguidos, ao que se seguiram as intervenções.

Domingos Bragança endereçou os parabéns às campeãs e aos campeões, que estendeu ao dirigentes, técnicos e familiares dos atletas. "É muito importante o reconhecimento destes feitos, pois eles enchem-nos de orgulho e não deixam os vimaranenses indiferentes. Para vocês, é também uma motivação extra para que prossigam o bom trabalho que, ainda que com dificuldades, têm vindo a realizar", disse. O Presidente da Câmara destacou a importância crescente que a Patinagem tem vindo a ganhar, deixando a promessa de ser encetado um trabalho conjunto no sentido de proporcionar as melhores condições possíveis para que a Academia de Patinagem de Guimarães continue o trabalho excecional no desporto vimaranense.

Albano Fernandes destacou os 10 anos de atividade na formação de jovens e os mais de mil atletas que já passaram pela Academia. "Os títulos não são o nosso principal objetivo, mas dão-nos mais força para continuar", referiu. Albano Fernandes relevou ainda o esforço de todos na obtenção dos resultados desportivos, desde os atletas e as suas famílias até aos dirigentes e equipa técnica, e pediu apoio para que "não andem de casa às costas" Finalizando a sua intervenção, agradeceu o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, na pessoa do vereador do desporto, Ricardo Costa, e da estrutura da Tempo Livre, para a realização do Campeonato Nacional de Patinagem que vai ter início, no Multiusos, no dia 5 de agosto.

Por sua vez, Maria Antónia Magalhães, vice-presidente da Academia de Patinagem de Guimarães, agradeceu a homenagem e destacou o trabalho árduo e difícil. "Desde que iniciámos a nossa atividade, já alcançámos vários títulos. Quero agradecer à nossa equipa técnica pelo trabalho que realizam diariamente", disse.

Filipe Ferreira, do Comité de Patinagem Artística do Minho, endereçou as felicitações à Academia de Patinagem de Guimarães pelos excelentes resultados desportivos obtidos e agradeceu à Câmara Municipal a receção proporcionada, "pois os atletas dão valor a isso". Já Carla Rego, vice-presidente da Associação de Patinagem do Minho, dirigiu o foco da sua intervenção para o crescimento que a Patinagem Artística tem vindo a registar nos últimos anos, "ultrapassando em número de atletas o Hóquei em Patins". Carla Regos desmistificou a ideia de que os patins danificam o piso dos pavilhões, apelando para que as autarquias disponibilizem espaços para que as associações possam beneficiar de melhores condições de treino.

Recorde-se que o quadro dos homenageados foi composto pelos seguintes atletas:

QUARTETO SÉNIOR – Medalha de Bronze nos "World Roller Games"
Diogo Ferreira, Emanuel Salvadinho, Manuel Magalhães e Rodrigo Viegas

PAR ARTÍSTICO BENJAMIM – Campeões Nacionais
Margarida Silva e Tomás Brado

PRECISÃO SÉNIOR – Campeãs Nacionais
Alberta Ribeiro, Ana Carolina Pereira, Ana Isabel Fernandes, Ana Luís Cardoso, Ana Miguel Fernandes, Bárbara Salgado, Beatriz Lima, Francisca Fernandes, Francisca Oliveira, Isabella Werner, Joana Pereira, Lara Cardoso, Maria Rita Fernandes, Maria Sousa, Patrícia Silva, Sara Freitas, Teresa Machado, Anita Pereira, Anita Ribeiro, Carolina Costa e Clara Vilaça.