Academia de Patinagem de Guimarães estreia-se num campeonato do mundo da modalidade

  • Publicado em Atualidade
Às 21 horas desta quinta feira

A Academia de Patinagem de Guimarães irá estar presente, pela primeira vez no Campeonato do Mundo de Patinagem Artística, que decorre em Barcelona até 14 de julho.

Este ano a prova esta englobada nos World Roller Games que reúne 11 campeonatos do mundo de onze disciplinas diversas da World Skate (a federação internacional dos desportos sobre rodas), com mais de 4.000 atletas de todo o mundo, num total de 86 países participantes.

A Academia irá representar Portugal em competições de grupos - com uma equipa de 18 atletas na disciplina de precisão senior e o quarteto "Say Yes", composto por 3 atletas/treinadores da Academia. 

O grupo de precisão que vai representar a Academia de Patinagem de Guimarães é composto por 18 atletas entre os 13 e os 18 anos que competiram no escalão junior, propondo-se agora a uma competição senior (único escalão presente num campeonato do mundo da especialidade). 

A Academia obteve o título de vice-campeãs nacionais em 2018 e em 2019 sagraram-se campeãs nacionais. E depois da participação no campeonato da Europa o ano passado, a equipa estreia-se este ano num campeonato do mundo, sendo o grupo mais novo de toda a competição. 

Como estreia, destaca-se ainda o facto de ser a primeira vez que um grupo português de precisão irá ser avaliado com o novo sistema de ajuizamento rollart que está a revolucionar a modalidade de patinagem artística.

A prova da equipa vimaranense de precisão está agendada para as 21 horas desta quinta feira no grande palco do Palau Sant Jordi, com capacidade para cerca de 20 mil lugares, e que faz parte do Parque Olímpico em Barcelona, um dos principais locais das Olimpíadas de Verão de 1992.