Polícia de Segurança Pública promove o programa «Verão Seguro-Chave Direta»

  • Publicado em Atualidade
Até 15 de Setembro

A Polícia de Segurança Pública já iniciou em todo o território nacional o programa «Verão Seguro-Chave Direta», que decorre até 15 de setembro, sendo gratuito e pode ser solicitado numa Esquadra da PSP, no sitewww.psp.pt ou através do link: https://veraoseguro.mai.gov.pt/Pages/Home.aspx.

Este programa tem como finalidade vigiar as residências, durante o período que se encontra de férias, com passagens frequentes, para verificar se as portas e janelas estão intactas ou se houve alguma tentativa de arrombamento.

Porque a prevenção nunca é demasiada, a PSP relembra alguns conselhos antes de se ausentar:
- Verifique se as portas e janelas estão bem fechadas;
- Peça a um vizinho ou familiar que abra regularmente as persianas ou cortinas durante o dia e ligar a iluminação interior algumas noites;
- Não deixe acumular a correspondência na sua caixa de correio;
- Guarde em lugar seguro joias, dinheiro, valores e objetos de arte;
- Não comente com ninguém estranho que vai de férias.

Para quem vai viajar de automóvel a PSP aconselha a verificarem as condições de segurança do veículo. Igualmente importante é o acondicionamento da bagagem, que deve estar distribuído de forma a haver maior estabilidade do veículo.

Recomenda também a ter em atenção a escolha do itinerário, optar por estradas com menos movimento e evitar, se possível, as horas de ponta e fazer a viagem nas horas de maior calor, assim como ter presente que a fadiga, a doença, refeições pesadas, medicamentos, álcool, entre outros fatores, prejudicam a capacidade para conduzir.

A PSP também lembra que o uso do cinto de segurança é obrigatório e deve ser usado não só pelo condutor, mas por todos os passageiros.

Outro fator bastante importante ao longo da viagem é fazer paragens regulares, mesmo que não sinta cansaço. Evitar manobras perigosas e não exceder os limites de velocidade.

Quando estacionar não deixar objetos de valor visíveis do exterior, nunca guardar as chaves sobresselentes no interior da viatura; deixar o lado do motor virado para o local mais visível e mesmo que a ausência seja breve, nuca deixar o motor a trabalhar.

A PSP aconselha ainda a não ingerir bebidas alcoólicas e não tomar medicação que possa interferir nos seus sentidos.

A polícia relembra ainda que se têm filhos entre os 2 e 10 anos, podem aderir ao programa «Estou Aqui», que consiste na utilização de uma pulseira com código alfanumérico pessoal e intransmissível associado a uma base de dados, que permite identificar as crianças quando se perdem e contactar os pais de imediato.