Taipas. Feira das Associações de 2019 alia-se ao projeto CARE

  • Publicado em Atualidade

A Feira das Associações de 2019 alia-se ao projeto CARE para promover as boas práticas ambientais e incentivar o abandono do plástico descartável.

Neste evento, que decorre nos dias 07, 08, 09, 10, 14, 15 e 16 de junho, a cerveja e os refrigerantes estão a ser disponibilizados em copos reutilizáveis. Este processo é simples e funciona através do pagamento de uma caução de 1€ que é devolvida após a entrega do copo.

Esta é uma parceria entre a Brigada Verde de Caldelas e a VITRUS Ambiente. O Agrupamento de Escuteiros das Taipas e o CART estão a operacionalizar esta medida, tendo a empresa de reparação de eletrodomésticos TR cedido uma máquina para a lavagem dos copos.

Percebe-se que é urgente tomar medidas para controlar a produção e consumo de plástico de apenas uma utilização. Esta medida é uma antecipação à lei na qual, a partir do segundo semestre de 2020, existirá a proibição de utilização de pratos, talheres, copos e palhinhas descartáveis. 

Nesta edição das Associações em Festa também se disponibilizam no recinto contentores para a separação seletiva do plástico/metal e papel, de forma a promover hábitos mais eco conscientes.