32ª edição dos Festivais Gil Vicente retoma esta quinta-feira com a peça «A Praça»

  • Publicado em Atualidade

A 32ª edição dos Festivais Gil Vicente retoma esta quinta-feira, às 21:30 horas, com a apresentação da peça «A Praça», na Plataforma das Artes e da Criatividade. A entrada é livre.

O Teatro Oficina cruza-se com os quase 60 alunos que, ao longo deste ano, participaram nas Oficinas do Teatro Oficina para criarem um espetáculo, dirigido por Gonçalo Fonseca, em que se apropriam da praça exterior do antigo espaço do Mercado Municipal de Guimarães.

A edição 2019 dos Festivais Gil Vicente convoca público e artistas para uma prolongada celebração do teatro em Guimarães, este ano, mais longa do que é habitual e afirmando a pluralidade do seu nome, começando no final de maio e prolongando-se por quase três semanas. No programa, que se desenrola até dia 16 de junho, os espetáculos das companhias profissionais foram antecedidos pela Mostra de Amadores de Teatro. O Gangue de Guimarães, os alunos da Licenciatura em Teatro da Universidade do Minho e das Oficinas do Teatro Oficina também se juntam ao programa. E há formações, oficinas e encontros. É uma festa para todos os amantes praticantes de teatro em Guimarães, sejam profissionais, amadores ou estudantes.

A edição de 2019 dos Festivais Gil Vicente (FGV) traduz-se em três semanas de comunhão em torno da arte do teatro, da sua prática e fruição, da sua projeção e contaminação na vida de todos os territórios que habita. Entre 30 de maio e 16 de junho, o teatro viaja por vários palcos de Guimarães, convocando (e colhendo a energia de) público e artistas para esta ampla comemoração.