Guimarães apresenta projeto piloto na área da comunicação em redes 5G

  • Publicado em Atualidade
Esta sexta-feira

A Câmara Municipal de Guimarães apresenta esta sexta-feira o «Guimarães 5G Ready». Este é um projeto pioneiro a nível nacional, que consiste na comunicação em alta velocidade e baixa latência, baseado em soluções de mobiliário urbano inteligente, com células de rede 5G. 

«Guimarães 5G Ready» incluída no desenvolvimento de Guimarães como uma cidade inteligente, resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães e a Smart Lamppost, servindo numa primeira instância para teste de transmissões de vídeo de alta qualidade em tempo real. Futuramente será possível disponibilizar esta infraestrutura às universidades, centros de produção de conhecimento, empresas e grupos de trabalho da cidade e à região do Quadrilátero, colocando Guimarães como pioneira na disponibilização de redes 5G, no desenvolvimento e teste de soluções inovadoras nas áreas da mobilidade, condução autónoma, apoio à emergência, inteligência artificial, transmissão de vídeo, entre outras.

A apresentação do projeto está agendada para uma sessão pública, esta sexta-feira, 07 de junho, pelas 11 horas, no Parque da Cidade de Guimarães.