Fábio Ribeiro e Daniela Pereira venceram o 1º BTT Trilhos Cónegos

  • Publicado em Atualidade

Fábio Ribeiro e Daniela Pereira foram os grandes vencedores em elites do 1.º BTT XCO Trilhos Cónegos, segunda prova do Campeonato do Minho BTT XCO SCORE Tech que se realizou em Moreira de Cónegos, numa organizada conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Morávia - Associação Juvenil de Moreira de Cónegos.

Com assinalável êxito, o 1.º BTT XCO Trilhos Cónegos marcou o regresso do Cross Country Olímpico a Moreira de Cónegos, vila que recebe, desde 2006, alguns eventos importantes do BTT, como foram os casos do Campeonato Nacional de XCO em 2011 e do XCO Internacional de Moreira de Cónegos - Troféu Objectivo 2012, competição que contribuiu para a qualificação de Portugal para os Jogos Olímpicos de Londres, entre outras competições.

Fábio Ribeiro (ACDRR BTT / LR Opticas / RJ Group) venceu a prova de elites tendo feito o tempo de 01:14:51 h, gastando menos 06:03m que o segundo classificado, António Azevedo, da Tomatubikers/Toyota Macedo & Macedo. Fábio Martins (BTT Braguinhas /Padim da Graça) fechou o pódio de Elites Masculinos.

Daniela Pereira (Saertex Portugal /Edaetech) voltou a impor-se na prova de Elites Femininos, vencendo com o tempo de 01:10:51 e reforçando a liderança do Campeonato do Minho BTT XCO SCORE Tech. Na segunda posição ficou Leandra Gomes, do Batotas/Ponte de Lima, que gastou mais 07:20m que a vencedora, mas também conseguiu reforçar o segundo lugar do campeonato minhoto. Na terceira posição terminou Tânia Lima, do Batotas/Ponte de Lima.

O ano de 2019, com a realização do 1º BTT Trilhos Cónegos, assinalou o regresso do BTT Cross Country Olímpico à vila vimaranense de Moreira de Cónegos e novamente numa organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Morávia.

Depois de três edições da prova de Moreira de Cónegos integradas no Campeonato do Minho de BTT (2006, 2007 e 2008), a vila vimaranense acolheu em 2011 o Campeonato Nacional de BTT XCO em que o atleta olímpico David Rosa e Irina Coelho foram os vencedores em elites. Nessa competição, quatro títulos de Campeão Nacional, quatro de Vice-Campeão e três terceiros lugares foi o excelente balanço da prestação de atletas e equipas do Minho. Joana Monteiro (juniores), Joana Barbosa (sub 23), Sérgio Valente (veteranos A) e Rui Lavarinhas (veteranos B ) foram os minhotos que conquistaram os títulos de Campeões Nacionais de BTT - XCO em Moreira de Cónegos.

No ano seguinte Moreira de Cónegos recebeu o XCO Internacional de Moreira de Cónegos - Troféu Objetivo 2012, competição que contribuiu para a qualificação de Portugal para os Jogos Olímpicos de Londres. David Rosa e Lucia Vazquez Crespo foram os vencedores em elites.

Em 2010 Moreira de Cónegos recebeu o final da última e decisiva etapa da 5ª Volta a Portugal de Juniores. João Leal (Crédito Agrícola/Alcobaça) sagrou-se vencedor da competição tendo Carlos Ribeiro (Silva & Vinha/ADRAP) triunfado na última etapa que ligou Guimarães a Moreira de Cónegos, numa etapa com a extensão de 96,6 quilómetros que começou no Multiusos de Guimarães.