Brigada Verde de Serzedo e Calvos apresenta-se com plano de ação

  • Publicado em Atualidade

A Brigada Verde da União de Freguesias de Serzedo e Calvos foi apresentada este fim de semana, no âmbito do projeto Guimarães Mais Verde, que pretende estimular e reconhecer as boas práticas ambientais no território. Este projeto conta com a adesão das várias instituições desta União de Freguesias e foi apresentado um plano de ação, que assentará na monitorização do Ribeiro de Calvos e Ribeiro da Cabra, a realização de uma Oficina de Compostagem com a Associação Vimaranense para a Ecologia (AVE) e ainda a reabilitação do antigo caminho real, na ligação entre Serzedo e Calvos.

A sessão contou com as presenças do Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, da Vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira, do Presidente da Junta, Filipe Lopes e ainda do Presidente do Conselho de Administração da Vimágua, Armindo Costa e Silva.

Domingos Bragança apontou a “educação ambiental” como “fundamental” para o desenvolvimento sustentável, referindo como muito relevante o envolvimento das escolas e dos agrupamentos de escuteiros. “É importante cuidar do ambiente através de um plano de ação que cuide e proteja o património natural, em especial as nossas linhas de água, não permitindo a sua poluição como limpando as margens, fruindo e de modo a sustentar a fauna e a flora autóctone. Isto é a defesa da biodiversidade”, apontou o Presidente da Câmara dirigindo-se aos elementos da nova Brigada Verde, num alerta aos cuidados a ter com o ambiente já no presente, não só para o futuro, para uma vida saudável e de bem-estar.

Guimarães, enquanto território, afirma-se como uma “referência” no âmbito da estratégia ambiental. Domingos Bragança referiu que “há muitas cidades que estão atentas ao que se faz em Guimarães. Só poderemos transformar a nossa Terra para melhor se cada um de nós fizer a sua parte.”

O Presidente da Junta de União de Freguesias de Serzedo e Calvos, Filipe Lopes, fez questão de agradecer a todas as instituições que integram a Brigada Verde no compromisso de “respeitar a natureza e proteger o ambiente”.

Esta Brigada Verde conta com a participação das seguintes associações e instituições: Agrupamento de Escuteiros 886 de Serzedo; Agrupamento de Escuteiros 936 de Calvos; Assembleia de Freguesia; Associação de Pais e Amigos da Escola EB1JI de Calvos; Associação de Pais e Amigos da Escola EB1JI de Serzedo; Associação Recreativa Cultural e Desportiva de Calvos; Casa do Povo de Serzedo; Centro de Convívio de Serzedo e Calvos; Clube BTT Serzedo; Clube Cicloturismo de Calvos; Comissão de Festas de Calvos; Comissão de Festas de Serzedo; Comissão Organizadora Grande Prémio Atletismo Serzedo; Escola EB1JI de Calvos; Escola EB1JI de Serzedo; Grupo Coral de Calvos; Grupo Coral de Serzedo; Irmandade Nossa Senhora da Lapinha e Junta de Freguesia.