Abertura de espaço que resulta do programa da Incubadora de Base Rural

  • Publicado em Atualidade

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e a Vereadora Sofia Ferreira, marcaram presença na abertura do espaço que se destina à comercialização de Produtos Biológicos Certificados e Produtos Regionais, no âmbito do Programa de Incubação da Incubadora de Base Rural de Guimarães, situado na rua D. João I.

Este espaço foi criado pela empreendedora Carla Lemos, que frequentou a Oficina do Empreendedor e Elaboração do Plano de Negócios, estando neste momento a frequentar a 3ª e última fase do Programa de Incubação, Networking e Cooperação.

No seguimento de uma política ambientalmente sustentável prosseguida pelo Município de Guimarães, o Presidente da Câmara salientou que "é muito na alimentação que fazemos a diferença pela proteção ambiental e a boa gestão dos recursos naturais", destacando este novo espaço como "um exemplo que gostava de ver replicado com uma boa prática municipal" enaltecendo o programa da Incubadora de Base Rural. Domingos Bragança referiu ainda que "é na agricultura que se iniciam as boas práticas ambientais e se afirma a nossa consciência ecológica; como consumidores das escolhas que fazemos por uma alimentação saudável, mais vegetal, de produtos produzidos em agricultura biológica, não predadora, nem poluente dos recursos naturais e diminuidora da nossa pegada ecológica."

A Incubadora de Base Rural de Guimarães é um programa de apoio ao nascimento e crescimento de empresas, especialmente dedicado a iniciativas de base rural, como sejam a agricultura, a agroindústria, a silvicultura ou outros serviços e tecnologias de suporte.

Com este projeto, pela primeira vez, o Município de Guimarães capitaliza o potencial agrícola e florestal do concelho e, simultaneamente, promove o crescimento económico, o desenvolvimento empresarial, a inclusão social, a sustentabilidade ambiental e o bom uso do solo.