Tempo Livre com treinos gratuitos de Corfebol para incentivar a prática da modalidade

  • Publicado em Atualidade

A Tempo Livre está a promover treinos gratuitos de Corfebol, numa iniciativa que pretende incentivar a prática da modalidade em Guimarães.

Os treinos são realizados no Multiusos de Guimarães às terças e quintas-feiras, entre as 18 e as 19 horas, destinando-se a maiores de 6 anos de ambos os sexos. As inscrições devem ser formalizadas através do telefone 253 520 300 ou do endereço de email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

O Corfebol surgiu na Holanda em 1902 e foi inventada por Nico Broekhuvesen que se inspirou num jogo chamado Ringball, que conheceu na Suécia durante um curso de verão. Depois de alguns ajustes, Nico adaptou a modalidade e designou-a como Corfebol, que em Português significa "bola ao cesto".

As equipas de corfebol são mistas, sendo essa uma das principais características que distingue a modalidade de outros desportos coletivos. O objetivo do jogo é introduzir a bola no cesto da equipa adversária (cesto de verga colocado num poste a 3.50 m do solo). A bola é disputada por duas equipas de oito elementos, quatro rapazes e quatro raparigas (2 à defesa e 2 ao ataque) e só pode ser jogada com a mão. No Corfebol os jogadores não podem dar passos com a bola na mão e não podem driblar.

Em Portugal o Corfebol surgiu em 1982 e atualmente tem cerca de duzentos atletas federados. Em 2012 foi promovido em Guimarães um Torneio Nacional Universitário de Corfebol que contou com a presença de 4 equipas, nomeadamente da Associação Académica da Universidade do Minho, Instituto Politécnico do Porto, Universidade Nova de Lisboa e da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico.

O projeto de lançamento do Corfebol em Guimarães, promovido pela Tempo Livre, tem o apoio da Federação Portuguesa de Corfebol, Fraterna - Porta 7 E7G e do Município de Guimarães.