Câmara de Guimarães promove campanha de prevenção de fogos florestais

  • Publicado em Atualidade
Até esta sexta-feira

A Câmara Municipal de Guimarães está a promover uma campanha de prevenção de fogos florestais que pretende sensibilizar e alertar os Munícipes para os cuidados a ter com a limpeza dos terrenos e as medidas que devem adotar em caso de incêndio.

No âmbito da lei em vigor, é obrigatória a limpeza da vegetação numa área de 50 metros à volta da habitação e 100 metros na área do aglomerado populacional (aldeias) inseridos em terrenos florestais/matos. Até esta sexta-feira, 15 de março, devem ser cumpridos estes avisos. Os incumpridores pagarão multas que vão até 5 mil euros (pessoas singulares) ou 60 mil euros (pessoas coletivas) quem não cumprir.

Serão colocadas faixas em autocarros dos TUG, informações em outdoors em vários locais do concelho, assim como a colocação de cartazes nos principais abrigos de passageiros, nas Juntas de Freguesia e noutros locais de referência.

A Câmara Municipal de Guimarães promove desta forma a campanha "Portugal Chama. Por Si. Por Todos", lançada pelos Ministérios da Administração Interna, com o envolvimento da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).