Vimágua promove investimentos para melhoramento da qualidade dos recursos hídricos

  • Publicado em Atualidade

A Vimágua colocou em funcionamento uma estação elevatória e rede de saneamento, colmatando um foco de poluição proveniente de um conjunto de vários blocos habitacionais, situados na Praça Heróis da Fundação e rua João XXI, compostos por 30 frações de habitação e 8 lojas comerciais que tinham as águas residuais domésticas ligadas ao canal da Ribeira de Sta. Luzia. 

Com esta estação elevatória, a totalidade do esgoto irregularmente direcionado para a Ribeira passa a ser encaminhado para a rede pública de saneamento.

No âmbito da intervenção realizada pela Vimágua, foram executadas novas redes de saneamento e águas pluviais de modo a assegurar o funcionamento independente de cada uma delas.

A nova rede de águas residuais integra uma estação elevatória, constituída por um poço de bombagem /câmara de gradagem/câmara de válvulas, que recebe os esgotos coletados junto de cada prédio e os conduz para a rede pública de águas residuais, existente na rua Manuel Saraiva Brandão, através de uma conduta elevatória.

Os trabalhos iniciaram-se no dia 15 de outubro de 2018, tendo a instalação entrado em funcionamento a 10 de dezembro de 2018.

Assim, concluída a empreitada, foi possível retirar um volume de 600 m3/mês de águas residuais da Ribeira de Sta. Luzia, contribuindo para a despoluição desta linha de água, assim como da ribeira de Couros onde esta aflui, no trecho adjacente ao Hospital Senhora da Oliveira.