Presidente da Câmara de Guimarães apresenta condolências pelo falecimento de João Carvalho

  • Publicado em Atualidade

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, apresenta as mais sentidas condolências à família do Professor Doutor João Carvalho, ex-Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), que faleceu esta quinta-feira, 27 de dezembro, vítima de doença prolongada.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Guimarães atribuiu um Voto de Louvor a João Carvalho em março de 2017, reconhecendo a dedicação que sempre demonstrou ao conhecimento e à ciência, ao ensino e à investigação, tendo exercido as funções de Presidente do IPCA desde 2006 até fevereiro de 2017.

O IPCA, embora criado como integrado na região do Ave, desenvolveu a sua atividade de formação superior, desde o seu início, exclusivamente na área do Cávado, na cidade de Barcelos. Em outubro de 2015, o IPCA completou a sua dimensão geográfica de também ser do Ave com a instalação do polo do AvePark, para o que foi determinante a visão estratégica e a colaboração do Professor João Carvalho que manifestou um dedicado empenho nesse projeto e na sua consolidação.

A instalação do IPCA no AvePark alargou significativamente a oferta do ensino superior em Guimarães e constituiu uma importante diversificação e contributo para a economia regional pelo perfil dos cursos técnicos superiores ali ministrados.

Guimarães contou ainda com o contributo decisivo do Professor João Carvalho na criação da Escola Superior de Hotelaria e Turismo, reconhecendo o seu papel determinante na implantação do IPCA no território do nosso Município e a mais-valia que essa instalação representa.

O corpo estará em câmara ardente a partir de amanhã, sexta-feira, pelas 11h00, na Igreja de São Jerónimo, freguesia de Real, em Braga.

O funeral realiza-se no próximo sábado, 29 de dezembro, pelas 10h30, em Real, Braga.