«Excentricidade» organiza espetáculos de música nas vilas de São Torcato e Taipas

  • Publicado em Atualidade
Às 21:30 horas

O programa de descentralização cultural «Excentricidade» vai promover espetáculos de música esta sexta-feira, nas vilas de São Torcato e Taipas, a partir das 21:30 horas.

O Centro Comunitário Hemeroteca-Mediateca Educativa da ADCL, em São Torcato, recebe a atuação do duo «Kontaxakis-Ivanovic».

De recriar o som de um cravo de Händel do Séc. XVIII, passando pela transfiguração da sua versatilidade sonora e expressiva para o esplendor de uma orquestra sinfónica de Rossini em forma de transcrição, a(s) Guitarra(s) dança(m) vigorosamente o baile da tarântula (dança popular napolitana) de Petit, ou baila(m) os tangos argentinos de Piazzolla, demonstrando desta forma que a viagem — seja ela através da imitação de diversos instrumentos musicais ou através da realização de uma série de danças pujantes — transforma o(s) viajante(s) em algo diferente.

Já o Auditório dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas recebera um concerto de Natal, interpretado pela Orquestra do Norte.

A Orquestra do Norte é um projeto de descentralização da cultura musical apresentado pela Associação Norte Cultural e vencedor do primeiro concurso nacional para a criação de orquestras regionais, instituído pelo Estado português, em 1992. Inicia desde então um trabalho pioneiro e inédito, afirmando-se no panorama da música erudita como instituição reconhecida nacional e internacionalmente.