Câmara de Guimarães atribui prémios aos voluntários do Banco Local

  • Publicado em Atualidade
1500 pessoas inscritas no Banco Local de Voluntariado de Guimarães

A Câmara Municipal de Guimarães assinalou esta quarta-feira o Dia Internacional do Voluntariado, com um passeio pelos pontos de interesse histórico da cidade, e ainda a entrega dos Prémios Anuais do Banco Local de Voluntariado de Guimarães.

Foram homenageados João Laurindo Leite (Prémio Empenho), Maria Esperança Silva (Prémio Dedicação), Casimiro Martins (Maior número de participações em projetos de voluntariado e idade superior a 65 anos),  Carina Oliveira Fernandes (Prémio Dedicação Jovem) e Maria Olinda Bragança (Prémio Carreira). Foram entregues ainda o Prémio Empreendedorismo aos eventos Feira Afonsina e Contextile, o Prémio Dinamismo à Fraterna e Laboratório da Paisagem e o Prémio Perseverança distinguiu os Projetos "Tarde Dançantes", "Coradeiras" e "Café Memória".

Esta foi uma forma de agradecimento e retribuição nas comemorações que imprimem particular destaque e protagonismo aos voluntários do Banco Local, cujo papel é valioso e imprescindível para a promoção e realização de inúmeras iniciativas que têm lugar anualmente em Guimarães.

O Banco Local de Voluntariado foi criado em 2011 e ao longo dos últimos anos tem-se assumido como uma estrutura de âmbito concelhio, promovendo o voluntariado e atuando de forma concertada na coesão social e do exercício de uma cidadania ativa. Atualmente conta com 1500 inscritos e estão ativos 1347, no apoio a vários projetos.