Entrega dos prémios anuais do Banco Local de Voluntariado de Guimarães

  • Publicado em Atualidade
Às 15:30 horas

As comemorações do Dia Internacional do Voluntariado, numa organização do Município de Guimarães, estão centradas na homenagem aos voluntários, com início esta quarta-feira, 5 de dezembro, e prolonga-se ao longo da semana seguinte com a disponibilização de atividades de bem-estar e lazer.

O programa das iniciativas para esta quarta-feira começou com um passeio pelos pontos de interesse históricos da cidade. Segue-se um almoço convívio, após o qual será realizada a cerimónia de entrega dos Prémios Anuais do Banco Local de Voluntariado de Guimarães, que contempla voluntários e instituições promotoras de voluntariado. Esta sessão tem início às 15h30, na Biblioteca Municipal Raul Brandão.

O dia encerra com um jantar-convívio promovido pela Delegação de Guimarães da Cruz Vermelha Portuguesa.

Este ano, e como forma de agradecimento e retribuição, as comemorações imprimem particular destaque e protagonismo aos voluntários do Banco Local, cujo papel é valioso e imprescindível para a promoção e realização de inúmeras iniciativas que têm lugar anualmente em Guimarães.

Dia Internacional do Voluntariado

O Dia Internacional do Voluntariado é celebrado todos os anos no dia 5 de dezembro. A data foi proclamada em dezembro de 1985 pelas Nações Unidas e tem como objetivo incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo.

O voluntariado é um ato de cidadania, sendo cada vez mais uma componente importante no percurso de vida das pessoas, contribuindo para reduzir as disparidades sociais e para promover a necessidade e o dever de ajudar o próximo. Para o voluntário é também um ato recompensador, ajudando a alcançar o sentimento de auto realização.