Guimarães recebeu gala de encerramento da Associação de Ciclismo do Minho

  • Publicado em Atualidade
No auditório da Universidade do Minho

Guimarães merece um projeto de ciclismo sólido e abrangente, defendeu José Luís Ribeiro, Presidente da Associação de Ciclismo do Minho, aquando da Gala de encerramento da época desportiva realizada no passado sábado no auditório do Campus de Azurém – Guimarães da Universidade do Minho.

Perante um auditório repleto, o dirigente minhoto acusou ainda o Presidente da República e o Governo de discriminarem o ciclismo, defendeu o reforço dos apoios ao ciclismo regional e de formação, anunciou uma iniciativa junto do poder político para enquadrar todos os eventos na tutela das federações e apelou aos jovens atletas para que não descurem os estudos e conciliem a vida académica com a prática desportiva.

A Associação de Ciclismo do Minho encerrou a época desportiva de 2018 com uma Gala em que, além da consagração dos Campeões do Minho e dos vencedores das diversas competições, a associação homenageou os minhotos que se sagraram Campeões Nacionais em 2018 e que alcançaram resultados internacionais de relevo.

Na iniciativa, que decorreu com grande entusiasmo e emoção, atuaram Marco Génio, a Academia Sara Salazar - Danças Orientais, Zé Miguel, Paulo Rodrigues/Ana Silva e Sina Key.

"Guimarães merece um projeto desportivo de ciclismo sólido e abrangente direcionado para todas as vertentes da modalidade e que promova a prática desportiva nas variantes de lazer, iniciação e competição", referiu no final da Gala o Presidente da ACM lembrando que "Guimarães tem excelentes condições para a prática do ciclismo, tem um Centro de Ciclismo único vocacionado para o BTT, tem atletas, tem dirigentes, tem paixão, tem tradição, tem história e tem futuro". "Enquanto representantes da Federação Portuguesa de Ciclismo, dentro das nossas possibilidades, apoiaremos esse projeto", assegurou o dirigente.

Na 10ª edição da Gala da ACM foram homenageados os atletas minhotos que se sagraram Campeões Nacionais em 2018 e que conquistaram resultados de relevo a nível internacional. De igual modo, foram entregues os prémios finais do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, Campeonato do Minho de BTT XCO - Raiz Carisma, Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION, Campeonato do Minho de BTT XCM - AFA Cycles e das Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã e de BTT XCO - Raiz Carisma.