«Guimarães, Cidade Natal» abre as portas do território no mês de dezembro

  • Publicado em Atualidade
Evento é apresentado este sábado

O Museu Alberto Sampaio vai receber a apresentação do programa «Guimarães, Cidade Natal». O evento agendado para este sábado, às 16:30 horas, contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança.

«Guimarães, Cidade Natal» pretende ser um conceito que abranja o Património e o Território Vimaranense durante este período festivo. Destaque para o património material e classificado, do Centro Histórico, que comemora o seu 17º aniversário de registo na lista da UNESCO, e o imaterial, das suas gentes, criadores e tradições.

Através deste conceito emergiram quatro grandes programas: O Natal – numa vertente global, desde a decoração da cidade, ao Mercado de Natal na Alameda de São Dâmaso, passando pela animação itinerante e no Coreto, assim como os habituais Concertos de Natal; As comemorações do Património da Humanidade, no dia 13 de dezembro, prolongando-se pelo fim de semana; a Passagem de Ano – com um novo palco alternativo e criativo, na Praça da Plataforma das Artes e Criatividade - e o já habitual e icónico Concerto de Ano Novo, da Orquestra de Guimarães.

Se há cidade portuguesa que nos remete para a matriz identitária do país e para as nossas origens, é Guimarães. O epíteto Cidade-Berço remete-nos para o nascimento, assim como o Natal. É desta fusão que surge "Guimarães, Cidade Natal".