Ciência. «Champimóvel» vai estar em Guimarães até sexta-feira

  • Publicado em Educação
No espaço exterior do Pavilhão Multiusos

O Champimóvel – o camião TIR da Fundação Champalimaud - vai estar em Guimarães entre esta segunda e sexta-feira, 15 a 19 de outubro, no espaço exterior do Pavilhão Multiusos. O Champimóvel é o palco de um show animado interativo em 4D sobre o corpo humano.

Trata-se de uma iniciativa da Fundação Champalimaud e do Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães, com o apoio do Município vimaranense, destinada a promover o conhecimento científico junto das novas gerações.

O Champimóvel está a percorrer todos os distritos do País desde abril de 2008, levando a milhares de estudantes, professores e pais o show “O Futuro da Ciência”, um conteúdo interativo de formação dirigido a jovens, que é apresentado num simulador móvel incorporado num camião TIR com quatro metros de altura e cerca de 22 toneladas. O Champimóvel integra uma cápsula, que consiste num simulador de cerca de 20 lugares onde é apresentado o show 4D. 

Com esta ação em Guimarães, a Fundação Champalimaud e o Curtir Ciência pretendem despertar o interesse dos jovens pelos temas científicos e envolver ativamente pais e professores. Isso é feito através de um show animado interativo em 4D, com cerca de 25 minutos de duração, que simula uma viagem através do corpo humano, apresentada pela personagem Champi, que percorre o mecanismo da visão, a célula e o seu material genético, a ação dos vírus, a terapia genética e finalmente as investigações recentes em células estaminais e nanotecnologias.

O Champimóvel vai estar estacionado junto à entrada principal do Multiusos de Guimarães entre 15 e 19 de outubro (de segunda a sexta), das 10:00 às 18:00 horas, estando aberto a grupos escolares e ao público em geral.