Vimágua reforça garantia da qualidade da água na ETA de Gondomar

  • Publicado em Atualidade
Com a introdução de um sistema de desinfeção por luz ultravioleta

A Vimágua anunciou o reforço da garantia de qualidade da água na ETA de Gondomar com a introdução de um sistema de desinfeção por luz ultravioleta (UV). 

O sistema de abastecimento de água da Vimágua apresenta uma percentagem de água segura acima de 99%, sendo por isso uma água de boa qualidade.

Para garantir este elevado nível de desempenho é necessário investir continuamente em inovação tecnológica, acompanhando as melhores práticas nacionais e internacionais do setor das águas.

A desinfeção de água para consumo humano com luz ultravioleta (UV) tem sido utilizada amplamente na Europa, sendo um processo físico de desinfeção de água, com emissão de radiação UV, de efeito germicida, que inativa os microrganismos, incluindo E. coli, Cryptosporidium e Giardia, garantindo, por conseguinte, um fornecimento seguro de água.

Esta tecnologia tem ainda como vantagens não alterar o sabor e o cheiro da água e não formar compostos organoclorados, nem outras substâncias indesejáveis na água.

O atual sistema de desinfeção por cloro gás será mantido, de modo a permitir a presença de teores de cloro residual, em todo o percurso da água, desde a ETA até aos locais de consumo.

O sistema de desinfeção por UV será constituído, nesta 1ª fase, por um reator UV dotado de sistema de limpeza automático e de todos os equipamentos e software de controlo. Fica já prevista a eventual instalação, numa 2ª fase, de um segundo reator, para redundância ou aumento da capacidade de desinfeção.

Este investimento importará o valor de 110.000€, abrangendo um conjunto de freguesias do norte do concelho de Guimarães, servindo uma população de cerca de 10.400 habitantes e de 4.565 alojamentos.