Universidade do Minho entre as 50 melhores universidades da Europa na área do ensino

  • Publicado em Atualidade
Segundo o «Times Higher Education (THE) University Teaching Rankings»

A Universidade do Minho surge entre as 50 melhores instituições de ensino superior europeias ao nível do ensino, segundo a primeira edição do “Times Higher Education (THE) University Teaching Rankings”, agora publicada. Os resultados refletem a excelência desta academia no ambiente de ensino e aprendizagem, nomeadamente no comprometimento dos alunos com os estudos, na sua interação com os docentes, na qualidade dos serviços da instituição, no sucesso académico, nas oportunidades para desenvolver novas competências e na preparação para o mercado de trabalho.

Este novo ranking avaliou 242 instituições em 13 indicadores, valorizando em particular as perceções e opiniões de mais de 30.000 estudantes inquiridos no THE European Student Survey, a apreciação entre pares feita por mais de 10.000 professores universitários e o apuramento da produção científica de cada instituição entre 2012 e 2016. A UMinho ocupa o 50º lugar geral neste ranking, que é o primeiro a centrar-se em exclusivo na avaliação da qualidade do ensino e da aprendizagem nas instituições de ensino superior europeias.

A nível nacional, a UMinho surge após as congéneres de Lisboa e do Porto e à frente das universidades de Aveiro e Nova de Lisboa, do Politécnico do Porto e das universidades de Coimbra e de Trás-os-Montes e Alto Douro. Portugal é o sétimo país mais representado na lista. O pódio é composto pelas universidades de Oxford, Cambridge (ambas do Reino Unido) e Sorbonne (França). Mais informações em www.timeshighereducation.com/rankings/europe-teaching/2018.