Casa da Memória promove nova sessão de «Memórias da Memória»

  • Publicado em Atualidade
Este sábado

A Casa da Memória recebe este sábado Patrícia Jerónimo para uma sessão de «Memórias da Memória», às 17 horas, numa conversa com o tema «Direito individual ao esquecimento vs. direito coletivo à memória: como conciliá-los na prática?». 

Patrícia Jerónimo é Professora Associada na Escola de Direito da Universidade do Minho, onde dirige o Mestrado em Direitos Humanos e leciona, entre outras disciplinas, Direito Comparado, Migrações e Refugiados, e Direitos Humanos e Diferença Cultural. 

Nesta sexta sessão de «Memórias da Memória», fala da tensão existente entre o direito individual ao esquecimento e o direito coletivo à memória. Ilustrada por um conjunto de decisões do Superior Tribunal de Justiça brasileiro a respeito de episódios ocorridos durante da Ditadura Militar, esta conversa detém-se na ponderação de interesses/direitos feita pelo Tribunal, tendo presentes as recentes notícias chegadas do Brasil, segundo as quais um significativo número de jovens brasileiros se mostra favorável à instituição de um regime militar no país. 

Este momento é reservado a maiores de 12 anos e a participação é gratuita, estando a entrada apenas condicionada ao espaço existente.