Brigada Verde de Serzedelo foi oficialmente inaugurada no Parque de Lazer do Talegre

  • Publicado em Atualidade
Plantadas 12 árvores no parque de lazer da vila

O Parque de Lazer de Serzedelo (Parque do Talegre), foi palco da oficialização da constituição da Brigada Verde de Serzedelo. Domingos Bragança, Presidente da Câmara, Sofia Ferreira, Vereadora do Ambiente, e Cristiano Ferreira, Presidente da Junta de Freguesia, juntamente com os representantes das várias instituições da freguesia, foram brindados com a atuação das crianças do Jardim de Infância e do ATL da Escola de Serzedelo que cantaram uma música relacionada com as boas práticas da reciclagem do lixo.

Posteriormente, procedeu-se à plantação de 12 árvores, com a colaboração dos representantes de todas as instituições ou grupos presentes, um momento simbólico que serviu para oficializar a constituição de mais uma Brigada Verde no Concelho de Guimarães, a de Serzedelo.

Na sua intervenção, e depois de Cristiano Ferreira, Presidente da Junta, ter agradecido e apelado ao envolvimento de todos na freguesia para que o caminho do desenvolvimento sustentável seja cada vez mais sólido, Domingos Bragança enalteceu a forte adesão da comunidade de Serzedelo e fez um resumo dos resultados obtidos por Guimarães na candidatura a Capital Verde Europeia 2020. 

O Presidente da Câmara fez questão de lembrar que Guimarães, em 4 dos indicadores avaliados, num total de 12, ficou em 2º lugar, intrometendo-se entre as melhores cidades europeias em matéria de preservação ambiental. "Aqui, em Serzedelo, vimos as crianças a deixarem-nos uma mensagem de boas práticas ambientais, e isso é já um sinal que o caminho que estamos a trilhar começa a dar frutos. O desenvolvimento sustentável começa na escola, pelo que estamos a fazer as coisas como devem ser feitas. Não vamos desistir deste caminho", disse Domingos Bragança.

Em Serzedelo, a Brigada Verde conta com o empenho da Associação de Pais da Escola Básica de Eirinha, da Casa do Povo e da Cresce e Jardim de Infância, do CEAJ – Centro de Entretenimento e Apoio à Juventude, do Agrupamento 84 do Corpo Nacional de Escutas, do Centro Social Paroquial de Santa Cristina de Serzedelo e dos Zeladores das Senhoras do Monte.