PSP. Programa «Estou Aqui®» passa por Guimarães esta terça-feira

  • Publicado em Atualidade
No Parque da Cidade junto à Rua Almirante Gago Coutinho

O programa Estou Aqui®, levado a cabo pela Polícia de Segurança Pública, em parceria com a Altice Portugal, através do MEO e a Fundação PT vai passar por Guimarães, esta terça-feira. A iniciativa decorrerá entre as 9:30 e as 12:30 horas, no Parque da Cidade junto à Rua Almirante Gago Coutinho.

O programa conta com um roadshow, que antecipa o arranque formal da iniciativa, previsto para 1 de junho, em conjunto em várias escolas de norte a sul do pais, para a sua divulgação.

Cada escola recebe a visita de uma equipa de animação do MEO e uma equipa do Programa Escola Segura da PSP do respetivo Comando, com o objetivo de promover o programa Estou Aqui® junto da comunidade escolar e de alertar os mais jovens para os cuidados de segurança a adotar no seu dia-a-dia.

O Programa Estou Aqui® nasceu no verão de 2012, numa iniciativa da PSP com o apoio da Fundação PT e desde há cinco anos também com a intervenção do MEO. Consiste na utilização de uma pulseira com código alfanumérico, única, pessoal e intransmissível que permite que, após uma chamada para o número europeu de emergência (112), a criança encontrada seja sinalizada e que sejam contactados os respetivos educadores.

O programa, dirigido a jovens dos 2 aos 10 anos, já abrangeu mais de 246 mil crianças ao longo de 6 edições. Recorda-se que em 2017 o formato sofreu alterações, passando a estar ativo durante um ano (de 1 de junho de 2017 a 31 de maio de 2018). Desde o início da edição de 2017 até à data atual, a PSP registou mais de 83 mil pulseiras pedidas.

[ Artigo originalmente publicado no dia 10.05.2018 e atualizado esta terça-feira, 29.05.2018 ]